Sobre a Máquina Anuncia Novo EP: Anomia

Experimental é com certeza a melhor palavra que descreve a banda Sobre a Máquina. Seja no tipo de música ou nos instrumentos usados – entre eles um velho violino microfonado e um ventilador desmontado que gira em várias velocidades e cujo sabugo é molestado com uma moeda, ambos criados pelo idealizador do projeto, Cadu. O grupo, que é também composto por Emygdio e Ricardo, na guitarra e baixo e guitarra (com arco de violino e unhas), respectivamente, lança no próximo dia 16 seu novo EP, Anomia.

O mais recente projeto do trio é composto por duas músicas: “Progresso” e “Anomia”. É também o terceiro e mais curto EP do grupo, mas não menos importante e rico em termos musicais. Nas próprias palavras de Cadu em entrevista ao Floga-se, ele é “poderosíssimo”.

Sobre a Máquina não é definitivamente algo fácil e fonograficamente agradável de se ouvir logo de cara. Os arranjos progressivos e (sim) experimentais soam desafinados aos nossos ouvidos acostumados com harmonias leves e fáceis de consumir. Mas é justamente aí que está o diferencial da banda carioca: não é uma música de consumo, algo que se transformaria rapidamente em clipe da MTV. E ainda bem. Sobre a Máquina nos traz um som peculiar e relativamente raro aqui no Brasil; um som para se ouvir pela primeira vez estranhando, pela segunda percebendo a sua complexidade, e pela terceira e milésima vez apreciando.

[via]