SILVA anuncia data de lançamento e libera faixas de “Vista Pro Mar”

Há alguns meses SILVA vem mostrando em suas redes sociais o que virá após o trabalho de “Claridão” (2012). Primeiro ficamos sabendo no fim de 2013 que o nome de seu novo disco será “Vista pro Mar” e agora temos a capa, as faixas e o lançamento, que será no dia 17 de Março.

A capa foi feita pelo fotógrafo português Rui Aguiar junto com o diretor de arte Gabriel Finotti, esse sim brasileiro, veja:

São 11 faixas sendo apenas 1 com participação especial da cantora Fernanda Takai (que também está lançando seu projeto solo, pela DECK), que inclusive será um dos quatro singles que antecipam o disco. Os lançamentos estão com as datas ao lado das faixas correspondentes, confira:

Vista Pro Mar
É Preciso Dizer (24/02)
Janeiro (17/02)
Entardecer
Okinawa (Feat. Fernanda Takai) (10/03)
Disco Novo
Universo (03.03)
Volta
Ainda
Capuba
Maré

Em seu novo site, www.silva.tv, Lucio deixa uma carta no “Diário”:

“Logo que lancei “Claridão”, em outubro de 2012, já comecei a pensar no que seria meu disco seguinte. Eu já convivia com boa parte daquelas músicas havia um bom tempo e, depois de tanto tempo no estúdio, e depois de tantos shows com aquele repertório, eu estava definitivamente instigado a compor e a produzir material novo.

 Foi no início de 2013, numa viagem de férias com meu irmão Lucas, que surgiu a ideia do título “Vista Pro Mar”. Eu já vinha dividindo com ele que queria fazer um disco mais ensolarado, “pra cima”, que fosse bom de ouvir ao lado da piscina. E foi exatamente num dia de sol lindo, quando estávamos de molho na piscina com borda infinita do hotel The Perry, em Miami, com sua vista incrível do mar que surgiu a ideia. Eu tirei uma foto; Lucas, ao mesmo tempo, tirou outra praticamente igual. Ele veio até mim, dizendo: “acho que o disco tem de se chamar ‘Vista Pro Mar’!” E foi como um estalo. Era isso! Adorei! Era exatamente o que eu queria! E passamos o resto da tarde ali no mesmo lugar, olhando a vista e fazendo mil planos sobre o álbum.

 Mal sabia eu que ainda teria um ano inteiro de trabalho pela frente, buscando novos sons, até amadurecer as ideias. Em certas horas, aquela vista quase perfeita tornou-se uma visão tenebrosa de um mar vermelho-lava, de tanto fosfato que gastei na guerra estética de escolher o caminho a seguir. Comecei a achar que, mesmo negando, estava vivendo a lendária “síndrome do segundo disco”.

 Por fim, mudei o método de trabalho que havia usado em “Claridão”. Deixei um pouco de lado a pesquisa de timbres e as batidas, e fui trabalhar as melodias. Minha tendência natural é mesmo insistir nos timbres, mas Lucas me incentivou a tomar um caminho diferente – segundo ele, o peso sobre meus ombros seria menor. E esse foi o início de todo o processo que agora dá em “Vista pro mar”, quando começamos a nos encontrar algumas vezes por semana para trabalhar nas melodias e nas letras, e logo a coisa tomou forma. As músicas foram surgindo aos poucos, e começamos a nos animar de verdade com o projeto. E, de fato, quando nos debruçamos na sonoridade do disco, o trabalho parecia algo muito mais natural e fluido.

 Basicamente é isso. “Vista pro Mar” surgiu numa tarde ensolarada em uma piscina – como se fosse um caso de amor adolescente, daqueles que nos rende um ano de dor de cabeça criativa… E terminar um disco é como reencontrar aquele amor adolescente anos depois, mais velha, mais madura e bonita e pensar: “Acho que vou chamá-la pra sair.”

 O disco chega daqui a pouco. Espero que gostem.
Lúcio Silva”

Há mais ou menos um mês, SILVA lançou um clipe de “Imergir”, talvez o single mais sábio de “Claridão” para abrir os trabalhos de “Vista Pro Mar”. A direção é de Julio Secchin: