Hoje, as páginas do Facebook e twitter apontaram para os curitibanos do Rosie And Me. Para quem não sabe, está é uma banda brasileira que ficou bem conhecida por postar canções suas no Last.fm, alcançando números surpreendentes para quem gravava canções despretensiosamente em casa.
A banda foi contratada a praticamente um ano atrás pelo selo Curve Music, do empresário Afonso Marcondes. Hoje, as músicas em sites de streaming como o Soundcloud, a página no Bandcamp, o canal oficial do Rosie And Me no Youtube e ainda vídeos pessoais da cantora Rosanne, compositora da banda, foram removidos da internet. A banda e a cantora colocaram em suas páginas no Facebook o seu descontentamento com o ocorrido e explicaram, até onde puderam, o porque do sumiço destas canções.
A primeira mensagem da banda, deixada ontem no início da noite, dizia: “Aos interessados, a “(©urve)music” não fala em nome do Rosie and Me.”. Nesta tarde de quarta, aconteceu uma descoberta: “Amigos, sentimos informar que as músicas do Rosie and Me no “Soundcloud” foram tiradas do ar devido a uma reclamação efetuada por Afonso Marcondes, ou “(©urve)music“. Ele alega ser dono do “copyright” das músicas e está disposto a impedir qualquer ação da banda. Até onde sabemos, as músicas são nossas, e não deles. Tudo isso será resolvido em breve.” E alguns minutos depois, o complemento: “E agora ele (Afonso Marcondes) removeu nossos os vídeos do Youtube pelo mesmo método. Direito de imagem sobre coisa que foi gravada em 2007? Não tem como colocar em palavras a tristeza em ter que justificar esse tipo de coisa.”
No perfil pessoal, Rosanne se mostrou ainda mais indignada: “O sr. Afonso Marcondes retirou até meus vídeos caseiros e pessoais do Youtube. Vídeos que fiz para meus amigos dos Estados Unidos e pra minha sobrinha. Reparar isso como?”. O produtor Thiago Picolli postou no seu perfil na mesma rede social a seguinte frase: “O que aconteceu com a Rosie and Me é um ato de covardia!”. O próprio Afonso Marcondes respondeu com uma confusa frase apagada algumas horas depois.
Procurada pelo RockinPress, a jovem cantora disse estar impossibilitada de dar entrevistas oficiais, mas que deverá colocar o material que ela tiver em arquivo novamente nas devidas páginas. (Atualização) Na manhã desta quinta (7/04), o próprio Afonso Marcondes respondeu nossos emails com a seguinte frase: “A (©urve)music™, assim como Rosie and Me, no momento se encontra impossibilitada de dar entrevistas oficiais.”
É o que acontece com música de verdade, hoje em dia. Lamentável.
Abraçou o capeta, vai pro inferno meu amigo…
Eu poderia levantar uma placa, eu ja sabia, depois de toda resenha que rolou com algumas bandas da curve music e o hominiscanidae.
Eles dizem que não são contra o download, so tem que acertar os termos com eles lá, etc. Eu nem vou me alongar, mas isso so deixa um exemplo pras bandas prestarem atenção com quais selos estão se juntando.
O que tem de babaca nesse mundo… vou te contar.. Tenho nojo!
… eu ja sabia [2]
Que isso sirva de alerta a quem tenha pensado em trabalhar com a Curve Music. Não é a primeira vez que isso acontece, pelo menos desta forma e com esta repercussão. Bandas, fiquem atentas ao que certos “selos” prometem e o que efetivamente fazem. Ao invés de ser parceiros das bandas, agem como donos e engolem o trabalho delas se baseando em conceitos esdrúxulos de copyright logo num meio como a Internet, onde as bandas constroem suas carreiras.
Lamentável isso tudo. Força a Rosie and Me e que consigam sucesso em outro local.
Sumisso.
Eu sou um cara pacífico, não gosto de briga. Mas eu adoraria pegar esse safado sentado num bar tomando uma gelada e fazer coisas que apenas vileiros fazem!
Conheço o Rosie and Me muito antes de eles assinarem com o selo.
Tenho em minha estante, com muito carinho, um EP Físico que eles lançaram na cara e na coragem, tirando a grana do próprio bolso e gastando o próprio tempo para fazer um trabalho lindo e maravilhosamente gostoso de ser ouvido.
Agora esse babaca tenta (e consegue) tirar tudo do ar ao mesmo tempo? Além de ser uma palhaçada sem precedentes na história da música independente nacional, como ele conseguiu requisitar os direitos de todo esse conteúdo em n sites diferentes?
É, tem coisas que a justiça brasileira não resolve (e nunca resolverá), mas a gente ainda vai encontrar esse piá andando pela rua.
Força Rosanne!
Força Guilherme!
Força Tiago!
Força Thomas Kossar!
Estou aqui pro que der e vier!
😀
esse lance do @curvemusic com a @rosieandme_ me lembrou aquele da polvo com o brincando de deus em meados dos 90…
agora: “Apesar da grande procura, o selo (©urve)music não nos respondeu até o final desta matéria.”
inocencia esperar, ja q o selo nao responde nem e-mail de gente interessada em comprar os discos.
Eu hein…
Afonso Marcondes é um COVARDE. Respostinha de COVARDE.
É só ver o que ele fez com antigos artistas desse pseudo selo.
È triste que algo assim aconteça,mas espero que a banda não perca suas forças e continue na luta.
A Curve Music deu um tiro no pé, só isso. Quem perde é a própria gravadora, que anulou vários canais de divulgação do seu material.
Sumiço é com ç.
Fora isso, realmente uma pena, mas acredito que uma boa ação judicial resolva independente do descrito no contrato com a gravadora.
Valeu o toque, Vanessa.
[…] Pubicamos ha pouco tempo um post sobre o selo Curve Musc. Recebemos o material do selo e o divulgamos, falando abertamente sobre a qualidade das musicas de diversas bandas e artistas e dos mais variados segmentos. Em seguida, recebemos alguns e-mails repudiando o selo, alegando algumas acoes que nao condizem com quem lanca artistas no mercado. Em relacao a isso, somos totalmente imparciais mas daremos aqui o link que nos remeteram, onde explicam com mais detalhes o assunto. Clique aqui para ler no site Rock in Press […]
isso é ridiculo, tem que dar um pau nesse cara, filhadaputagem pura, adoro o rosie and me, vai dar tudo certo, força rosanne!
que covardia, que vontade de espancar esse cara!!!!!!!
força rosanne
Todas ás vezez que vejo a foto da Rosanne me lembro de uma amiga que não vejo faz tempo, incrível a semlhança.
Espero que a repercussão do caso se reverta em favor da Rosie and Me e em descrédito para a Curve Music.
PS: Marcos Xi, despretensioso é com S. Abraço.
esse lance do @curvemusic com a @rosieandme_ me lembrou aquele da polvo com o brincando de deus em meados dos 90…
pra quem quiser ler, aqi estao as 3 paginas: http://bit.ly/gXWBYu http://bit.ly/g9IY3r http://bit.ly/fkpmro
A Monique Maion foi artista da CurveMusic e também teve problemas com esse cara
Bem, o Afonso me ligou no celular se interessando pela banda faz alguns meses atrás e quando eu disse que a minha banda já tinha letras registradas, músicas com ISRC e patente sobre o nome, a história mudou um pouco.
Bem, só espero que isso não seja uma trágica, estúpida e pobre estratégia de marketing, pois, “se tudo se resolver” em breve, pode ter certeza que a minha não simpatia pelo trabalho da banda, vai crescer ainda mais e tenho certeza de será o fim p/ ambos!
É só lamentável.
Sobre o comentário acima, como é que isso pode ser uma jogada de marketing se a banda não pode atuar enquanto perdurar essa burrice? Se ligue, você mesmo falou que a história mudou.
Eh realmente uma pena que em pleno 2011 coisas assim ainda rolem no mercado… desejo que tudo se resolva da melhor maneira possivel!
opaaaa xi, cade o acompanhamento dessa historia? no que deu essa bafafa todo?
hahahahah vai vir, Jackie… Irá vir… Mas agora não podemos fazer mais nada.
Amanda… vc deveria rever os seus conceitos de copyright!! ^_~
Aconteceu com uma outra banda aí, que não citarei o nome, mas que já não novidade, de o “produtor” registrar o nome da banda na pessoa dele.
Bandas… não sejam trouxas, acreditem mais no seus trabalhos e se informem sobre os seus direitos como artista.
Registre o nome da banda, registre a harmonia, melodia, ISRC e tudo o que for do seu direito.
Ah, enquanto eu escrevia isso, deu um “pulo” no perfil do rosie and me e adivinha só…?!?!?
As músicas estão novamente disponíveis para audição e download… Que coisa não!?
Lamentável mesmo!!!
Bandinha com assessoria de esquina!!
Rodrigo:
Há um problema sério em relação ao valor absurdo que se despende ao se registrar uma canção. Grana que inexiste para a maioria das bandas iniciantes.
[…] You – uma faixa sobre separação que acabou se transformando em uma canção de resposta aos problemas que os curitibanos enfrentaram no último ano – e Darkest Horse (essa vinda do último EP) afagam constantemente o hipnotizado […]