Os Retrofoguetes são basicamente a união de alguns dos melhores músicos da Bahia, em pró do melhor da música instrumental. A definição do som é um desafio para qualquer crítico, já que junta elementos de Surf Music, rock clássico, psicodelia, arrocha, folk, rockabilly e outros milhares de estilos.
Morotó Slim, guitar-hero baiano, veio armado de sua guitarra bege – até a hora que uma corda arrebentou – , gritando solos de arrepiar, tamanha a precisão e qualidade em que são executados. O baixista CH Straatmann, desfilava com seu chapéu e cabelos louro longos, bem ao estilo as bandas de Hard Rock dos anos 80. Já o baterista Rex, não deixava se esconder atrás das baquetas e sempre que podia falava com o público e seus companheiros. Um clima muito descontraído.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ObGV9DLHoE0]
Toda a potencia da banda Ao Vivo
O repertório do show parecia ser infinito, confesso o achar desgastante e caminhando ao repetitivo, mas em todo momento divertido, dançante e bastante movimentado. A apresentação teve um toque natalino especial, com versões bem Rock n’ Roll das clássicas canções dessa época festiva, além de convidados especiais, como Paulinho Oliveira – que se juntou a banda para tocar um clássico do rock e uma música de Arnaldo Batista, o gênio ex-Mutantes.
Por fim, aqui se encerra a transmissão de shows 2009 e do Pelourinho Cultural versão Rock, nesse fim de ano. Se o próximo ano tiver a mesma energia e genialidade que o Retrofoguetes mostrou nessa noite, o ano será o melhor de nossas vidas.