Resenhas: O Saco Plástico do Titãs

Os Titãs do Ieieie.

A melhor banda dos últimos tempos da última semana.

A Titanomaquia.

O Acústico MTV.

Polêmicos.

Álbum: Sacos Plásticos

Artista: Titãs

Lançamento: 22 de Junho

Gravadora: Universal

Site: titas.net

Rockometro: 6,0

A primeira banda de rock nacional com a qual me identifiquei. E foi bem na época do Acústico, verdadeiro divisor de águas na carreira da banda e um dos projetos mais bem sucedidos da MTV BRASIL. Dificil imaginar que a magia do Titãs irá se extinguir um dia e felizmente isso não aconteceu nem com a mão do “midas” Rick Bonadio na produção do novo disco.  Mas a verdade é que Sacos Plásticos está longe do nível dos clássicos da banda.

A Rolling Stone Brasil do mês passado fez um comentário engraçado sobre a apreensão dos fãs com a produção de Rick Bonadio: “Será que o Titãs será a primeira banda emo de meia idade do Brasil?”. Que o Bonadio tem gosto duvidoso, todo mundo sabe. Mas não se pode fechar os olhos para o cara que revelou o Mamonas Assassinas. Tudo bem que recentemente ele produziu o som do NX ZERO e é justamente a lembrança mais atual que fica na cabeça da maioria dos brasileiros. Só que o cara não é idiota e conseguiu reunir boas referências para o novo som do Titãs e valorizou o que eles tinham de melhor. Mas o resultado final ficou muito “inofensivo” e aquém das expectativas. Existem boas riffs, as letras estão razoáveis, os timbres estão suaves, mas faltou a “pegada” que tornou o Titãs conhecido.

Ouvindo o disco de novo, chego a conclusão de que é um bom trabalho. Rick Bonadio deu enfase no potencial radiofônico da melhor banda da última semana e bem, já conseguiram emplacar músicas em novelas globais e nas fm’s do país. Vida longa aos Titãs e a consolidação dessa nova fase mais tranquila e claramente voltada para um público bem diferente do habitual.

Ouçam com atenção: A Estrada (música empolgada, com boa linha de baixo e que evoca os tempos antigos da banda); Nem Mais Uma Palavra (que lembra Zoio de Lula do CBJR e tem uma das melhores letras do disco, embora soe muito Humberto Gessinger: “uma vez eu perguntei quando é que o amor acaba, uma vez eu perguntei e nós não dissemos nada. nos falamos sem nos falar  e sem dizer uma palavra”. Poesia demais para adolescentes); Antes de Você (linda melodia e extremamente grudenta).

por 2tdias