Resenha: Oliveri acústico

Álbum: Death Acoustic

Artista: Nick Oliveri

Lançamento: 6/10/2009

Selo: Impedance Records

Myspace: myspace.com/nickoliveri

Rockometro: 6

Alguns anos atrás enquanto assistia ao Rock in Rio 3, uma certa banda me chamou a atenção. Não apenas pelas boas músicas (na época “The Lost Art of Keeping a Secret” era uma das faixas mais conhecidas dos norte-americanos em questão), mas pela presença de um baixista muito maluco e pelado. Anos depois reencontrei a banda num desses vídeos da MTV e fiquei surpreso com a presença de Dave Grohl na bateria. Curioso pela sonoridade e pelo baixista (que estava vestido dessa vez), resolvi pesquisar sobre aquela que descobri ser uma das melhores e mais criativas bandas dos anos 2000.

Mas a alegria durou pouco tempo: logo foi anunciada a separação do baixista nudista Nick Oliveri e o Queens of the Stone Age de Josh Homme, que apesar de ter lançado excelentes faixas nos discos seguintes, não chegou a fazer um cd melhor que Songs for the Deaf. Ainda, pelo menos. O baixista juntou suas coisas (e roupas, pelo amor de Deus!) e recentemente lançou seu segundo disco solo: Death Acoustic. Repleto de covers (das 10 músicas apenas 4 são de autoria do musico) de bandas como Raw Power, GG Allin, The Misfits (“Hybrid Moments” ganhou uma versão bem legal) e claro, Queens of the Stone Age.

O trabalho reune ainda algumas faixas de suas bandas atuais como o The Dwarves e Mondo Generator. O que podemos dizer de positivo do album é que toda a agressividade (leia-se gritaria desesperada) que fez o nome de Oliveri está presente. Não deixa de ser engraçado/divertido ouvir um disco acústico com o vocalista no maior clima de punk rock.

Death Acoustic é um acústico tão peculiar quanto Nick Oliveri. Não é um disco ruim, certamente pode ser a trilha sonora do momento para os fãs do Queens of the Stone Age, mas outros públicos podem acabar estranhando a tentativa de fazer barulho com um violão. Não por acaso, o melhor momento do cd está na versão de “I’m Gonna Leave You”. O album se encerra com “Outlaw Scumfuc”, uma música que pode ser descrita como o encontro de Matanza + “Cowboy Fora da Lei” (Raul Seixas) e um Nick Oliveri doidão com seu violão. Mas o que a gente queria ver mesmo é o cara tocando no Queens of the Stone Age de novo… Lá sim é o lugar que Oliveri não faz feio.