Resenha: Not The Wrong Mode
Artista: Depeche Mode
Label: EMI
Lançamento: 21/04/2009
Myspace: www.myspace.com/depechemode
Rockometro: 6,7
Recentemente estava conversando com o Rafael Savastano, responsável pelas melhores resenhas de Lost que já vi e dono da comunidade Muse Brasil, e comentei que pouco conhecida do Depeche Mode. Confessei que apenas “Enjoy the Silence” e “Personal Jesus” faziam parte do meu repertório e que estava curioso pelo show deles no segundo semestre. O Savastano elogiou a banda e acabei ficando mais interessado em saber mais sobre o som dos caras. O resultado foi que ouvi o excelente (e recente) disco The Sound of the Universe.
Com quase 30 anos de carreira, o Depeche Mode inspirou (e inspira até hoje) diversas bandas modernas como o Nine Inch Nails, Marilyn Manson, Deftones, Linkin Park, The Killers e praticamente qualquer banda que use sintetizadores ou tenha uma pegada mais eletrônica. Junto do New Order, é dos principais nomes da chamada eletro rock iniciada pelo Kraftwerk. Ou seja, são audição obrigatória para os fãs do gênero.
O album The Sound of The Universe é o 12º da carreira recheada de altos e baixos, como toda banda que se preze. Já disse que o Depeche Mode para mim era conhecido apenas por duas músicas, sendo que uma delas serviu de referência para o Muse compor a ótima Map of the Problematique (no disco Black Holes and Revelations de 2006). Mas a verdade é que preciso mudar meus conceitos e mergulhar urgentemente no universo da banda. O disco é muito bom!
Desde a levada sensual de “In Chains” até “Corrupt”, última faixa do cd. A primeira música de trabalho é “Wrong” e usa dos mesmos recursos que marcaram a sonoridade do Depeche Mode: os synths, os refrões dobrados. A verdade é que The Sound of the Universe é um disco para se ouvir com phones de ouvido e viajar. Literalmente. Quem dera se todo mundo soubesse usar a música eletrônica com tanto talento.
ps: preciso parar com títulos infames…
ps2: se você for virgem de Depeche Mode como eu, recomendo o trabalho. Principalmente se estiver cogitando ir conferir a banda ao vivo…
Por 2t-infame-dias