Resenha: Coldplay, Bat For Lashes e Vanguart @ Apoteose – Rio 28/02/2010

Mais de 30 mil pessoas reunidas debaixo de chuva na apoteose e acreditem se quiser não era carnaval, era o efeito “Life in Technicolor”. Coldplay e convidados chegaram a Apoteose no último domingo com a missão de fazer com que todo o sacrifício das pessoas ali presente valesse a pena. Para quem esperava ver um “Just a Fest II” se decepcionou e muito, mas para quem queria ver mais do mesmo saiu muito satisfeito. A banda inglesa levou para a apoteose seu “Grande” espetáculo enlatado, onde todos já sabiam como e quando as coisas iriam acontecer, porém, é claro que ninguém consegue tirar o encanto e a magia do ao vivo e a cores.

A ótima organização do evento mesmo com toda a chuva conseguiu acabar rápido com a fila que se formou do lado de fora da Sapucaí, e obrigando todos respeitarem a mesma. Em menos de uma hora todos já estavam acomodados e aguardando os shows, acomodados entre aspas, por que a segregação social nunca foi tão clara em um show. Com uma imensa e vazia pista vip, os reles mortais se matavam por um lugar melhor atrás. Os pontos negativos não ficaram por aí, a péssima montagem de som fez com que as duas primeiras apresentações fossem extremamente prejudicadas, provocando a insatisfação visível do público.

Os primeiros a subirem ao palco foram os meninos do Vanguart, super-travados e com problemas de som visíveis, os matogrossenses fizeram um show nada empolgante. Prestando muito mais atenção na técnica do que no público, o Vanguart assumiu que os espectadores eram do Coldplay e preferiu não conquistá-los. Com poucas palavras e menos animação ainda a banda não empolgou nem com “Semáforo”, suposta música “super” conhecida deles. Mas como ninguém está a se apresentar com a finalidade de ser bobo da corte, o show foi válido e podemos dizer que sim, de qualidade.

A segunda a subir ao palco foi a incrível cantora britânica Natasha Khan e seu codinome Bat for Lashes, e ao contrário dos anteriores converteu todos os pontos técnicos negativos em muita espontaneidade e simpatia com o público que a recebia. Com todos os seus ritmos extravagantes, suas batidas intensas e uma música literalmente viajante, Natasha conseguiu empolgar um público que até então desconhecia por completo suas músicas. Seu carisma e animação do palco realmente conquistaram o público, e após ter deixado as duas melhores músicas para o final “Prescilla” e “Daniel”, a cantora deixou a apoteose sob uma intesa chuva de aplausos.

Por falar em chuva, a mesma se intensificava a cada instante, levando todos a aguardarem pela atração principal sob suas capas e seus guarda-chuvas (opa, que feio, atrapalhar a visão do coleguinha). Foi sob muita água que ouviu-se o som de “Life in Technicolor” arrebatando toda a multidão a espera da banda inglesa que entrou cantando “Violet Hill” como já esperado na setlist. E na sequência para não ficar pra trás os cariocas não quiseram saber se ainda não era aniversário do vocalista e desencadearam uma sequência de “Happy Birthday to you” ao fim de “In My Place”.

A sequência foi como o já programado: imensos balões quicando sobre nossas cabeças em “Yellow”, muita emoção em “Glass of Water”, fogos de artifícos em “Fix You”, bolas de festas chacoalhando em “Strawberry Swing”; a única diferença foi que logo após “42” não houve a canção “Cemiteries of London”. Como já programado também, na sequência os britânicos se dirigiram par um palquinho à esquerda aonde apresentaram a ótima sequência “God Put a Smile Upon Your Face”, “Talk”, e “The Hardest Part” ao som do piano, completada com “Podcasts From Far Away”.

De volta ao palco principal chegou o momento que todos esperavam, todos unidos um só coro cantavam a letra mais fácil da banda: Uooooôouooooô! Era chegada “Viva la Vida” e toda sua empolgação levando o público ao delírio, seguida da também animada “Lost”. Em seguinda se dirigindo para o palco da direita, a banda fez uma pequena mudança na setlist, cantando “Shiver” no lugar de “Trouble”, seguida de “Death Will Never Conquer” e da inédita “Dom Quixote”, que já havia sido apresentada em Buenos Aires.

O primeiro bis como programado ficou por conta de “Politik”, “Lovers in Japan” e “Death And All His Friends”, com destaque para a tradicional e muito bonita chuva de borboletas em “Lovers in Japan”. Para o segundo bis a banda trouxe a emocionante “The Scientist” e as lindas pinturas de “Life in Technicolor II” e após despedirem-se ficamos ao som de “The Escapist”.

Sendo assim, o que vimos não foi o melhor show o ano, nem tão pouco uma sequência de shows que chegarão aos pés de “Just a Fest”, porém foi um espetáculo muito bonito de se ver. Sem contar que ouvir Coldplay e ao vivo, a qualquer momento é válido. Mas esperamos sinceramente que este ano traga-nos melhores shows.