Resenhando César Lacerda
Com seus arranjos arrojados complementados por variações delicadas e letras cheias de surpresas, mas sem abrir mão da poesia contemporânea, o cantor, compositor e instrumentista César Lacerda já pode ser considerado uma das boas revelações do ano de 2013.
Seu primeiro álbum Porquê da Voz foi lançado no final de agosto e tem diversas participações entre elas Lenine, Marcos Suzano, Juliana Perdigão, Luiza Brina e Sérgio Rodrigo.
Com 12 canções autorais, o disco surpreende pela boa qualidade do repertório que foge da acomodação formal. Fã de Caetano Veloso, César revela a influência do artista em suas canções. Além de Caetano é possível identificar pitadas de Djavan e Jards Macalé em suas composições.
Na música Porquê da Voz, que abre o disco o cantor já mostra logo de cara para que veio. Com um ritmo doce e alegria na voz ele descreve uma paixão intensa por cantar. A Dois, faixa dividida com Lenine, traz uma pegada elétrica e dançante. Herói é outro destaque, graças ao romantismo proposto. O disco encerra com uma melancolia ritmada vinda da canção Favos de Solidão, uma espécie de marchinha de despedida.
Porquê da Voz tem produção musical de Elisio Freitas (guitarrista da banda de César) e produção auxiliar de Bruno Giorgi (indicado ao Grammy Latino de 2012).