Ouça a Mais Bela Canção de Phillip Long
Devo ser honesto em dizer que há uma relação especial e direta entre eu e o Phillip Long. Uma relação que há mais de um ano se baseia na sinceridade e no respeito. Todos os lançamentos do músico a partir de seu segundo álbum, Caiçara, passaram pelos meus ouvidos antes de chegar aos seus e em todos os momentos fui sincero o bastante com ele, apontando falhas, mostrando caminhos, dando sugestões, adiantando tendencias e até ajudando-o a implementar o seu sistema de divulgação atualmente. Tenho um grande orgulho de fazer parte da carreira daquele que acredito ser o maior folker brasileiro.
Já se passaram meses desde que surgiu a ideia de trabalhar em um disco com composições inteiramente em português e ontem, após ele me mostrar as últimas músicas do que veio a ser seu primeiro lançamento na sua língua pátria, me veio a cabeça o caminho que Phill já passou e a luta apaixonada que o faz defender sua música e o sentimento que ela passa. O registro de sete canções é belo e surpreende não pela voz mais arrastada ou as letras ainda mais nuas e simples na nossa frente, mas sim pela vontade de se arriscar ainda mais latente. Uma questão de reinvenção básica que luta contra o seu próprio aconchego. Phill agora flerta docemente com pianos, com as paisagens de Araras (sua cidade) e com o amor. Um amor verdadeiro encontrado depois de muitos caminhos tortuosos.
A faixa de abertura do trabalho é a mais bela representação e talvez a mais emocionada canção já escrita por ele. “Raízes no Quintal” transporta sentimentos fáceis de serem capturados no ar, causando a sensação de dividir esse amor latente que Phillip explica na incrível música. Eduardo Kusdra pareceu tecer a música de uma maneira precisa para o sentimento que necessita. O disco acaba se calgando nessas misturas sentimentais e cria um dos mais belos e consistentes trabalhos da dupla Phillip Long e Eduardo Kusdra, abrindo espaço também para o vindouro álbum completo e também, talvez, o sucesso.
Não por acaso no dia em que Caetano Veloso aparece com duas músicas novas, escolho dividir com vocês “Raízes no Quintal”, o tracklist de Sobre Estar Vivo e a capa, além da felicidade de saber que o álbum deverá ser lançado ainda está semana, no máximo no início do próximo mês, pela sempre parceira Musicoteca e em versão física em algum momento futuro, com o selo RockinPress de emoção e qualidade.
Sobre Estar Vivo:
1- Raízes no Quintal
2- Ciclo Natural
3- Sobre Estar Vivo
4- Amálgama
5- Rapaz do Interior
6- Sopro do Dragão
7- Ribalta