O seu sotaque pode até entregar a sonoridade e deixar a dúvida no ar: porque a página bege da música brasileira estaria falando de um Português? Simples: João Pires já pode ser considerado um cidadão brasileiro; mais precisamente, mineiro.
“Caminhar”, novo disco do cantor, começou a ser gravado em Portugal, com passagens por Cabo Verde e finalização mineira. O nome é um acerto e representa muito bem o conceito do álbum, que traz a sonoridade por onde ele passou. Essa mescla lusófona nos leva um pouco às viagens do João e traz as nuances de cada região.
As canções instrumentais foram escritas pelo próprio João e trazem um pouco de sua pluralidade, com referências espanholas (música flamenca). Em outras seis, há a parceira com a mineira Brisa Marques, além de uma parceria com o projeto XAFU (que também mistura o som de Lisboa com o de Belo Horizonte).
É interessante notar o poder de sua guitarra em alinhar todos os ritmos presentes no álbum; como consegue ir da melancolia até a esperança com maestria. Isso traz à tona o sentimento do cantor durante esses dois anos de produção, mostra as dificuldades do projeto e a beleza do que estava sendo criado.
Em cada música, você é levado junto com o artista em sua viagem e no fim, fica aquela vontade gostosa de viajar. Algo próximo do gostinho quando terminamos de ler On The Road. Vale a pena o play (ou o download) e conhecer um pouco mais desse Português com um toque Brasileiro.
obrigado ruan.