A temática política sempre esteve presente nas letras da banda El Efecto. Expressar-se sobre o contexto sociopolítico no qual se está inserido sempre foi uma das premissas do rock, para os que seguem essa trilha, o Brasil de hoje é um prato cheio para inspirações.
No Dia Nacional de Luta Contra a Reforma da Previdência, a banda carioca propõe uma reflexão sobre a exploração do trabalhador em seu mais novo clipe, “O Drama da Humana Manada”.
Incorporando o pandeiro e o cavaquinho, unindo o rock e o samba de breque na canção, primeiro single do disco Memórias do Fogo, que será lançado em março, pelo selo Sagitta Records. O vídeo, concebido e editado por Luka Melero a partir de imagens de estúdio, nos convida a um passeio pelas engrenagens de uma máquina voraz, que engole a todos.
“Pra quem vive numa grande cidade, o vai e vem no transporte coletivo é mais um sintoma dessa desgraça, da circulação desigual do dinheiro, da distribuição desigual dos serviços e dos bens, da concentração da riqueza. Mas na música, o trem pode ser também uma metáfora dessa máquina onde estamos confinados, marchando contra nossa vontade. Nossa missão é puxar o freio de emergência”, reflete Tomás Rosati, vocalista da banda.