Sim, já estamos de volta. E não quer dizer que em nossa ausência, ficamos sem escutar os milhões de discos que ouvimos regularmente a cada mês. Devo confessar-lhes que este mês foi muito fraco, e que foi duro escolher os melhores deste mês, mas promessa é dívida, e cá estamos nós mostrando nossa infinita seleção do que valeu à pena neste mês.
Menção honrosa:
Melhor Clipe
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=udsd_ZtGFmo]
Ecos Falsos – Spam do Amor
Esse não é só um clipe, são 8, que em formato de jogo, montam o clipe da primeira música de trabalho do novo álbum do Ecos Falsos. É o independente brasileiro mais uma vez mostrando ser mais inteligente que as Majors. Você joga e baixa “Spam do Amor” aqui. Esse aí de cima é só o ‘gabarito’.
Melhor Música
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=bZT7dd6Pe8g]
Noah And The Whale – Blue Skies
Mesmo que seja a milésima música com o mesmo nome, essa versão é linda. O álbum já é de uma beleza mágica por si só, mas não é por pouco que esse é o single que puxa a bolacha. Gosto do encontro dos violinos com o coral, e essa voz cortante.
Sem mais delongas, os 5 Melhores, o pior álbum e ainda, a maior decepção de agosto foram:
5° Lugar
Hope Sandoval and Warm Inventions – Through the Devil Softly
O que você imaginaria da combinação entre Mazzy Star e My Blood Valentine? Imaginou? Então esquece. O trabalho é de uma simplicidade e leveza impressionantes. Gostoso de se ouvir e bom para deixar repetindo por um bom tempo. Músicas feitas com com carinho e um lado dark gostoso. Uma banda que pode dar muitos frutos por mais alguns anos.
4° Lugar
The Twilight Sad – Forget The Night Ahead
Um pouco mais denso que seus trabalhos anteriores, o The Twilight Sad conseguiu ser realmente triste. Seu som, uma mistura de showgaze com dream pop e mais alguma coisa que não consigo rotular, é belo, mas a voz que acompanha as melodias é que deixa o clima mais triste. Algumas canções valem o destaque, mas só escutando o álbum todo para entender.
3° Lugar
Jet – Shaka Rock
Depois de toda essa nuvem densa que pairou nas escolhas anteriores, o Jet volta para arrasar. Sim, eles voltaram para se redimir do fraquíssimo segundo álbum e colocaram uma beleza ‘guitarristica’ em nossos ouvidos. Shaka Rock traduz bem a energia nova da banda: Praticamente sem baladas, o álbum traz, no mínimo, umas 5 músicas muito boas, valendo total a audição.
2° Lugar
BLK JKS – After Robots
Qaundo eu não tinha nada para fazer e já achava o mês perdido de bons lançamento, dei uma passada no Pop Matta para saber se ele tinha a resposta. E tinha. Esse nome estranho, nomes de música bizarro, letras indecifráveis e percussões e ritmos diferentes, são a novidade dessa banda da África do Sul (a única que conheço de lá) que mistura música floclórica, rock alternativo e experimental. Irrecusável para quem procura novos sons.
1° Lugar
Pete Yorn & Scarlett Johansson – Break Up
Qual Scarlett lançou o bizonho álbum em tributo a Tom Waits, no ano passado, eu já dava como condenada a carreira como cantara da jovem atriz. Daí saiu o anuncio da empreitada com Pete Yorn e o maravilhoso single “Relator”, surpresa. Mas após saiu o repetitivo álbum solo de Pete, as espectativas baixaram. Talvéz por isso que achei tão magnífica essa empreitada dupla. Destaques fáceis para a já citada “Relator” e a belíssima “Clean”, além de outras maravilhosas que compõem o álbum. Uma resenha completa no ar semana que vem.
____________________________________________________________________
Decepção do Mês
Cidadão Instigado – Uhuu!
Não sei se existe um pacto entre blogs que diz que não se pode falar mal de uma banda independente brasileira, mas to só vendo nas entrelinhas que o pessoal também não foi muito com a cara da nova empreitada de Fernando Catatau e companhia. Não que esteja ruim ou mal produzido, mas houve uma limpa no som da banda e uma ‘desmistificada’ em suas histórias. O álbum é muito aquém das bolachas anteriores do grupo, mas ainda sim tem seus pontos altos, como a participação de Arnaldo Antunes. Ainda acho Catatau um gênio, mas dessa vez ele errou a lâmpada.
Pior Álbum
Mutantes – Hail or Amortecedor
Para começar, que capa tipo ‘corte de gasto com arte gráfica’ é essa? Depois, se o álbum não será lançado no Brasil, pra que um nome em português? A bolacha é bem produzida, detalhada e tal, mas muito, muito chata. Você chega a perder a paciência ainda na música 5. O que já é chato, vai ficando irritante e piorando, talvez Sérgio Dias (único integrante original da banda), tenha achado que o nome Mutantes era maior que muita coisa, está errado. A perda da participação de Mike Patton também foi um arraso no som, faltando um diferencial. Som e álbum que já ficaram no passado, infelizmente.
____________________________________________________________________
Esta semana ainda tem o Resenhão dos álbuns de agosto
Para ler os melhores dos outros meses, clique:
BLASFEMIA! HERESIA! Como é que você faz um MELHORES DO MÊS e não cita o disco do Athlete e o do Hockey? Top 20 do ano FÁCIL, malandro!!!!!!! Deu mole!
po, tu não me deu o link do disco do Hockey! E o do Atlete eu ouvi e nãoa chei lá grande coisa, o anterior é melhor.
Ainda acho que a do Weezer foi a melhor do mês! hahaha
E certeza… Blue Skies é tão bonitinho que todo mundo qr uma música com esse nome…
Certifique-se que um dia vc faça uma música com esse nome!
Não conheço muita coisa citada, mas é por isso gosto de ler a respeito… Conheço coisas novas qdo fico afim de ouvir
Anyways, a do Weezer é a melhor hahaha
Pior que eu gostei muito mesmo da do Weezer, mas não foi dessa vez…
Ecos falsos é demais