Listas: As Melhores Banda Revelação de 2009
Seguindo o árduo e divertido caminho das listas de melhores e piores do ano anterior, tomei a liberdade de separar 5 bandas brasileiras e mais 5 internacionais para a lista de revelações, sem ordem definida. Espero que daqui a um ano, quando estivermos avaliando como foi o ano de 2010, as bandas que participaram do Aposta 2010 estejam bem posicionadas nessa lista de Revelações. Assumo também que em 2009 o mercado internacional musical veio sem potência, e por isso, algumas bandas aqui citadas perdem feio para os maravilhosos brasileiros que figuram na nossa lista.
N.A.S.A.
North America South America juntos e sem medo de fazer do eletrônico/hip hop uma batida mundial, tocando de tudo um pouco em todo o lugar do mundo. Lançaram o aclamado The Spirit of Apollo e não pararam de fazer clipes geniais para as músicas tão inteligentes quanto. As participações especiais na bolacha também dão um toque especialíssimo, que junto com os efeitos e batidas hipnotizantes, programadas por esses caras, montaram um dos melhores álbuns desse ano.
Copacabana Club
Festival Planeta Terra, matéria em praticamente todos os veículos impressos especializados, show e mais shows, banda escolhida pela Levi’s, aparecer na televisão… A rotina desses amigos mudou muito desde que “Just Do It” estourou na MTV e os blogs indies só apontavam para eles. Concorrer no VMB também é amostra do poder que a banda conseguiu em tão pouco tempo de estrada e tamanha a qualidade de suas músicas. Garanto que todas as baladas desse Brasil indie agradecem.
Passion Pit
Com certeza, estamos falando de um dos melhores álbuns de 2009. Uma estréia arrasadora, com hits que fizeram as pistas não pararem até agora, incluindo o marco “The Reading”, “Sleephead” e “Little Secrets”. A vinda da banda para o Brasil chegou a ser dada como certa no ano passado, para o Planeta Terra – festival que infelizmente não conseguiu nem metade do Line-Up que esperava em suas ótimas dependencias. Vamos ver agora até onde o Passion Pit vai!
Volantes
Apesar de só terem lançado seu elogiado Ep de estréia no fim de novembro do ano passado, o burburinho que rodava a banda já era alto. Enquanto o público fiel a banda ia crescendo, eles deram um importante passo ao serem selecionados para tocar no palco Myspace no Festival Maquinária, e ganharam uma grande atenção da mídia por seu show explosivo. A banda agora começa a rodar o país com seu novo ep, e pelo jeito, não deve demorar muito para ver-mos novas canções da banda.
Florence & The Machine
Florence Welsh foi, provavelmente, um dos 10 maiores nomes da música no ano passado. A ruiva lançou o tão aguardado Lungs e desde muito antes do lançamento já partia por turnês pelo Reino Unido. De quebra, praticamente todas as bandas que tocaram em alguma turnê com o Florence And The Machine, tiveram a sorte de ter a vocalista dando uma canja em seus shows. White Lies e Friendly Fires são alguns nomes apenas que tocaram com a moça, e não deve demorar para ela fazer alguma participação em um álbum de banda amiga.
Tiê
Apesar do injustificado – ao meu ver – rotulo que recebeu no início, dizendo que é uma nova Mallu Magalhães, Tiê mostra que seu foco é a simplicidade e sinceridade. A cantora que, até onde eu saiba, está grávida e ainda sim continuava a fazer belos shows ao lado do produtor de seu disco, o mago Plínio Profeta. Sweet Jardim meio que catapultou a jovem cantora a um público mais amplo, mesmo que os mais atentos já a tenham conhecido e ouvido suas histórias de amores que não deram certo e momentos felizes.
The Pains Of Being Pure At Heart
Um dos maiores e mais incomodos nomes da música indie mundial, o ‘Pains’ ainda finca raizes em sua cidade natal, Nova Iorque. O álbum de estréia do grupo junta diversos estilos musicais ao som dark-pop da banda, formando uma maçaroca sonora que é rapidamente entendida ao ouvirmos os vocais e uns teclados tímidos. Em setembro, eles ainda lançaram um ótimo EP contendo músicas inéditas, mas nada que vá mudar o estilo da banda. Outra que poderia vir ao nosso país mostrar o seu som.
Banda Gentileza
Realmente, o melhor álbum brasileiro tinha que estar nas mãos desses curitibanos. Desde a época do Heitor e a Banda Gentileza até o som de agora, foi um processo de amadurecimento e liberdade criativa para chegar ao maravilhoso produto final – quase unânime entre blogs especializados. Até o momento, arrisco a dizer que são a banda com melhor nível de criatividade no Brasil e em atividade, graças a originalidade e idéias que são colocadas nas suas canções. E quando teremos novas músicas?
Bombay Biclycle Club
Não sei se o ‘livro dos nomes de banda’ já não tem mais opções de escolha de algo original, então resolveram sacanear de vez… Bombay Biclycle Club é algo como Interpol e todas essas bandas mais densas, mas suas músicas são mais detalhadas e até alegres em certos momentos, além do maravilhoso vocal que acompanha as canções. A própria banda já assumiu se arrepender do nome, mas agora já foi… O que resta é correr o mundo divulgando o ótimo I Had The Blues But I Shook Them Loose e pensar nos próximos lançamentos.
Pequeno Cidadão
Um projeto infantil, ousado e inteligente, juntando músicos com toda a credencial para um sucesso, envolvendo ex-Titãs, Ira! e Gang 90 (lembram?). Bem, o sucesso do álbum eu já não posso afirmar, mas que as letras são de uma inteligente arrebatadora, além do fato de poder introduzir as crianças ao mundo da música desde cedo, e com educação! Fico intrigado sobre como pensar no futuro da banda, mas o fato de terem feito shows já é um sinal que realmente temos uma banda aí, e mesmo que seja de canção infantil, vale a pena ouvir e se deliciar.