Você sabe, né? Quando nós não temos nada para fazer naquele final de semana chato e chuvoso, as idéias ou brotam em quantidade absurda, ou então nos entregamos ao ócio total. Acho que na maioria das vezes, eu me encaixo no segundo grupo e, por causa disso, tive uma certa conversa um tanto suspeita:
– Você ainda está aí? – Disse ela.
– Sim, estou. – respondi, secamente.
– Qual é a voz mais gozante pra você?
– Ah, eu não sei! Assim você me pega desprevenido! Acho que o carinha lá do Pet Shop Boys.
– Pergunta pro Alex Correa, do Move That Jukebox!
É, o Alex me respondeu, o Christian do Instiga também.
Po, interessante, mas… “O que é voz gozante?”, me pergunta o 2tdias. E eu respondo: “Gozante, no sentido que, quando você escuta te passa algo muito bom, seja uma voz sexy ou uma poderosa voz que te arrepia, sabe, AQUELA VOZ!”, como eu disse para o Wall Rocha, representante do cinema Ponto Cine e parceiro do blog.
Mas, daí para a Nina Cairo, o Pedro Cotta ou o Rui, produtor musical de São Paulo, me responderem, foi um pulo. Até a Mari, do blog amigo Mandando Um Trotsky, deu seu veredito!
Mas vai me dizer que você nunca viu aquelas listagens toscas que sempre saem na Rolling Stone com algo tipo “A melhor banda de rock de três notas de 1930”? Então, o Rock In Press também se acha no direito de fazer sua listinha, e digo mais, mensal e com representantes fixos!
Temos 10! Repito: DEZ nomes mais votados, e só vale os ‘em atividade’, eleitos pelo juri Rock in Press de listas loucas! E não adianta reclamar que o Chris Martin não está aqui, ou que o Brandon Flowers foi esquecido. Vote você aí nos comentários e mês que vem faça parte do júri, para a próxima lista.
– E aí, quem ganhou o quê?
– Rá!
10º Lugar
_
Rodrigo Amarante (Los Hermanos / Little Joy)
__
Como é contraditório, né? O principal vocalista dos Hermanos perdeu lugar para o Rodrigo Amarante aparecer na 10º Posição. Cá entre nós, depois do álbum 4 dos Hermanos e do Little Joy, Rodrigo realmente mostrou que sua voz de bêbado é maravilhosa. Agradeçam ao Alex Correa, do Move That Jukebox, que votou nos 3 integrantes do Little Joy para a voz mais gozante, inclusive no Fabrício Moretti!
9º Lugar
_
Jónsi (Sigur Rós / Riceboy Sleeps)
__
Jón Þór Birgisson, ou simplesmente Jónsi, tem uma das vozes mais enigmáticas da música mundial. Só não entendo o porquê de Jónsi lançar o projeto instrumental Riceboy Sleeps. Mesmo assim, é inegável a presença de sua voz agudíssima nessa listagem. Só nos resta agora aguardar o retorno da banda em nossas terras, o que já está mais do que na hora!
8º Lugar
_
Beth Gibbons (Portishead)
__
Introspectiva, voz sensual e cara de velha, Beth é o símbolo do trip-hop e do Portishead. Pouco se sabe sobre ela, porém sua voz arrebata milhões de fãs que com certeza ficaram decepcionados com a curta turnê de retorno do Portishead, no ano passado. O aplaudidíssimo álbum Third com certeza foi o maior motivo dessa posição, que cá entre nós, foi muito merecida.
7º Lugar
_
Billy Corgan (Smashing Pumpkins)
__
Atualmente, Billy vem causando irritação nos fãs dos Smashing Pumpkins e, cada vez mais, parece andar sem rumo. Tudo bem! Só não pode perde a voz. O timbre dela, o jeito de cantar, e tudo o que ele faz em frente ao microfone é, no mínimo, sensacional. Espero que as idéias futuras de Billy sejam mais sensatas que suas atuais ações contraditórias, e que muito em breve, possamos ouvir sua voz de novo cada vez melhor.
6º Lugar
_
Neil Tennant (Pet Shop Boys)
__
Eu não sei o que eu tinha na cabeça quando só fui conhecer direito os Pet Shop Boys esses dias. É triste isso, porque ouvir “Go West” ou a nova “Love Etc.” é sinônimo de dançar, cantar e se empolgar com a voz desse velho senhor dos sintetizadores. É sim meus amigos, ele já tem 54 anos e continua animando e lotando shows por aí, além de criar excelentes músicas e não ter data para parar. Ainda bem!
5º Lugar
_
Björk
__
Com certeza, essa lista não teria a menor coerência se o nome Björk não aparecesse nela. E aqui está. Confesso achar que ela ocuparia uma posição melhor, mas foram tantos votos que acredito que o destino a levou a esta posição. Então imaginem comigo: A cantora dos maiores gritos em 5º lugar, então quem serão os 4 primeiros? É… e eu ainda me arrependo de não ter ido naquele fatídico Tim Festival…
4º Lugar
_
Brian Molko (Placebo)
__
Esse belga radicado em Londres, foi o rei da mulherada nas votações. Brian já passou de andrógeno a pai de família, mas sua voz sempre teve o mesmo estilo, o mesmo charme, a mesma distinção de qualquer outro cantor de ‘gay band’ como Brian é. Até David Bowie já se rendeu ao Brian, chamando-o de “a filha que ele sempre quis ter”! Desse jeito, esse baixinho ainda vai aparecer em muitas listas por aqui!
3º Lugar
_
Zach Condon (Beirut)
__
A mente brilhante por trás do Beirut é o jovem Zach Condon, que entrevistamos em dezembro passado e que ainda nos mostrou este ano o diferente novo EP da banda. Mas claro, nunca deixando de exibir sua expressiva voz grave e muito charmosa, balançando, inclusive, os jovens corações de mocinhas inocentes aqui no Brasil. Para quem gosta de vozes assim, escute The National e Fanfarlo.
2º Lugar
_
Matthew Bellamy (Muse)
__
Gozante? Acho que quem foi nos shows da banda, no ano passado, saiu com as calças coladas na perna. Uns ainda o elegeram o mais bonito, outros o mais gay e que vai se casar com o baterista da banda, o Dominic Howard. Mas Matt é um dos melhores intrumentistas, compositores e vocalistas que nós temos na atualidade e com certeza, o Muse é uma banda que se acabar, fará toda a falta.
1º Lugar
_
Thom Yorke (Radiohead)
__
Sabe aquele ditado? Quem vê cara não vê microfone? Então, eu prefiro o microfone tapando o rosto de Thom e elegê-lo (salva de palmas) A VOZ MAIS GOZANTE DA MÚSICA NA ATUALIDADE! O mais difícil de tudo foi achar uma foto bonita dele, mas os dois shows que eu fui do Radiohead, onde eu não vi aquele olho meio fechado/meio aberto dele, graças a Deus, garantiram para mim e para todos que votaram, a primeira posição dessa lista.
_________________________________________________________
A disputa foi muito acirrada, 5 pontos separam o primeiro do 6 colocado apenas, sendo que até critério de desempate foi usado. Se você gostou, comente, que na próxima votação você também poderá dar seu veredito. Caso não tenha gostado, comente! Diga quem faltou, quem sabe você não mude a ordem desta listinha?
E a lista do mês que vem será:
Os 10 melhores álbuns da década!
Façam suas listinhas com os 10 melhores, na ordem, e mandem para o email do blog: rockinpress@yahoo.com.br. Mês que vem esta lista vai pro ar!
Que lista !!!!!!! Da pra passar um feriado prolongado ouvindo esse time…
haha, Fabrizio cantando Theme From Hollywood é divino.
hahaha, ainda acho que Jeff Buckley deveria ter entrado na seleção, hein??? hahaha
não.
Nossa, eu sei que vou apanhar por esse comentário, mas eu tirava o amarante dessa lista sem nem pensar duas vezes! Tanto no Brasil como no exterior temos incontáveis vozes mais gozantes que a dele…
também acho o/
mas foram os votos!
esqueceu do alex kapranos,é?e do paul banks?
poucos votos para cada,
mas o Morrissey ficou em 11°!
Apesar de ser fã dos Hermanos, não curto muito a voz do Amarante, não.
Já a do Condon, da Gibbons (Deus! Que voz é essa?!)… Votaria no Chris Martin e no Casablancas. haha
faltou o Banks do Interpol, ou então Carl Barat..
tem bastante gente boa q fez falta na lista.. xD
Ahhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!!!!
Não acredito que nessa lista não está Liz Fraser dos Cocteau Twins. Cara, ela é a melhor vocalista de todos os tempos. Com certeza, “Teardrop” do Massive Attack não seria tão incrível sem a voz dela.
Chorei…
é cara, foi um pesquisa que fiz entre colaboradores e influentes da música for aí a fora. Mas agora é aberto a todos, vote na próxima lista e mande um email com os 10 melhores cds dessa década para você, quem sabe o Sigur Rós não aparece nessa próxima lista…
Na hora não me lembrei nem do Brian nem da Björk. Também gosto muuuito deles.
4 dos que eu votei estão ai, e 2 exatamente nas mesmas posições que citei, maneiro xD
mas a Beth Gibbons podia ter ganho mais posições =/
Matthew Bellamy é o melhor cover version de Thom York que eu já ouví.
[…] This post was mentioned on Twitter by André Ferreira. André Ferreira said: http://www.rockinpress.com.br/2009/04/20/listas-as-10-vozes-mais-gozantes-da-musica-atual/ […]
po.. ninguém lembrou do Brandon Boyd, do Incubus? Q voz gostosa é aquela! “D