Lista: Seleção Fail 2009
Fiz uma lista com quase 600 álbuns ouvidos por mim nesse último ano e elegi a ‘nata da merda‘ para fazer a curiosa Seleção Fail 2009. Aqui está uma coleção de fracassos de crítica, péssima qualidade e/ou total decepção, formando os piores álbuns do ano e provável o maior centro de discórdia dentro dessas linhas. Sei que não entraram os óbvios, como Cine e Nx Zero, pois eles ganhariam fácil e não tem graça dar mais um prêmio para eles – mesmo que essa faça mais sentido que todos os que eles acumulam em sua curta e chata vida.
Leia também:
Os Melhores Álbuns Brasileiros de 2009
As Melhores Músicas Brasileiras de 2009
15 Nickel Eye – The Time of The Assassins
14 Paramore – Brand New Eyes
13 Marilyn Manson – The High End of Low
12 Riceboy Sleeps – Riceboy Sleeps
11 Yoko Ono & Plastic Ono Band – Between My Head And The Sky
10
Franz Ferdinand (decepção)
Tonight: Franz Ferdinand
Com toda a certeza, uma das grandes decepções do ano, porém em pequena proporção, já que as músicas passam… mas sem efeito. É, eles não estavam tão inspirados dessa vez e virão ao país, mas sei que todos estão ansiosos por material antigo.
9
U2 (decepção)
No Line On The Horizon
O maior problema do ser humano é deixar que as coisas caiam no comodismo e não tentar mudar isso. O U2 achou a miraculosa forma musical do sucesso e vem repetindo ela até a última ponta. Agora amarga uma decepcionante bolacha.
8
Muse (decepção)
The Resistance
Delírios neuróticos de poder rondaram o piano de Matt Bellamy de tal forma, que até os famosos riffs de guitarras ficaram esquecidos. Bolacha decepcionante, chata e tediante. Ainda salvo a faixa “Resistance”, talvez a única que preste.
7
Placebo
Battle For The Sun (decepção)
Esse gerou bastante discussão no blog e agora, depois de ter explicado tudo direitinho, vou adotar o discurso idiota, porém prático: Eles se venderam! Perderam a alma! Essa bolacha é ultrajante e uma assassinato aos ouvidos dos fãs!
6
Titãs
Sacos Plásticos (pior)
Acho que esse é um consenso geral, tamanha a fragilidade e a evidente falta de imaginação dos compositores nessa tediosa criação. Depois de A Melhor Banda de Todos os Tempos, os Titãs morreram de maneira triste e inexpressiva. Hora de parar.
5° Lugar
Os Paralamas do Sucesso – Brasil Afora
Outra banda que morreu no tempo. Os Paralamas do Sucesso viraram algo como “Paramos de fazer sucesso” e me deixam na saudade do ótimo Longo Caminho, último álbum ‘são’ do trio. Até hoje lembro a irritante faixa tema e o dia que eu a ouvi… Aquele verso repetido a exaustão… Daqui a pouco lançam mais um álbum ao vivo e esquecem essa bolacha no mínimo non-sense.
O Erro: Precisar morrer alguém para escrever música boa (não que queira que morra)
Nível: Ruim
Resenha: Melhores e Piores de Março
4° Lugar
Arctic Monkeys – Humbug
Pegue todas as faixas, tire “Cornerstone” e “Crying Lighting”, e ouça. Quer um saquinho de vômito? Pesado ou não, produtor novo ou idéias novas, não desceu essa bolacha nem no fã mais árduo dos macacos do ártico. A idéia foi até boa, tem uns riffs bem pensados e tal, mas foi tudo jogado no ventilador por uma banda que parece não saber mais qual é o seu som.
O Erro: Escolher um produtor mais louco do que eles
Nível: Decepção
Resenha: Melhores e Piores de Julho
3° Lugar
Creed – Full Circle
Bem, se você não soube que o Creed voltou e lançou um álbum novo ano passado, eu acabei de estragar o seu sono e te dar ‘belos pesadelos’ ao som de “My Sacrifice” e “With Arms Wide Open”. Quando o Alter Bridge desistiu de tentar ser o Creed e o Scott Stapp desistiu de sua inexpressiva carreira solo, só restou voltar com um HORRENTO álbum e nada mais será o mesmo.
O Erro: Acordar o monstro do Lago Ness
Nível: Ruim
Resenha: Melhores e Piores de Outubro
2° Lugar
Mutantes – Haih or Amortecedor
Desafio Rock in Press: Ouça essa bolacha até o final ou seu dinheiro de volta (ou não)! Sérgio Dias fez um disco solo com nome de Mutantes, chamou uns coleguinhas talentosos, mas que nada tem haver com o legado da banda que lançou Arnaldo Baptista, e trouxe como resultado um cd que pode ser usado como amortecedor de pisada ou enfeite na roda da bicicleta.
O Erro: Usar muito LSD.
Nível: Ruim
Resenha: Melhores e Piores de Agosto
1° Lugar
Chris Cornell – Scream
O cúmulo maior. Um xingamento e destruição de um legado de 20 anos. É tão ruim que o próprio músico resolveu regravar partes do álbum tamanha a vergonha alheia que ele proporcionou na música. Depois resolveu reformar o Soundgarden para esse ano e tentar recuperar alguma moral que – será? – ainda tem. Mereceu mesmo o puxão de orelha que o Trent Reznor deu via Twitter e mereceu muito bem essa posição, pois não há uma pessoa no mundo que tenha gostado dessa bolacha – e nem o próprio Cornell.
O Erro: Tudo. TUDO. T-U-D-O.
Nível: PÉSSIMO
Resenha: O Grito do Cornell
___________________________________________________________________
Ainda teremos mais listas com melhores e piores do ano, todo dia! Fica de olho que sua banda favorita pode aparecer aqui!