Lista: Os Melhores Álbuns Brasileiros de 2009
Após quase 100 álbuns brasileiros ouvidos, muita discussão e pensamento, resolvi dar a cara a tapa em minha lista de melhores os álbuns nacionais. De todas essas bolachas, separei 20 dos melhores para apreciação dos leitores – sedentos por discordar de minhas palavras. Não farei muito alarde, para deixar as opiniões correrem contra ou a favor de minhas palavras corajosas. Os campeões são:
20 Duques – EP Collection (Independente)
19 Ecos Falsos – Quase (Independente)
18 Brothers of Brazil – Punkanova (Independente)
17 Quase Coadjuvante – Tributo ao Que Ainda Está Por Vir EP (Independente)
16 Cachorro Grande – Cinema (Deckdisc)
15 Lê Almeida – Revi EP (Midsummer Madness)
14 Yoñlu – A Society In Which No Tear Is Shed Is Inconceivably Mediocre (Luaka Bop)
13 Lulina – Cristalina (Yb)
12 Jennifer Lo-Fi – JLo-Fi EP (Independente)
11 Rockz – A Tão Sonhada Bicicleta (Independente)
10
Pequeno Cidadão
Pequeno Cidadão (Independente)
A beleza do projeto está exatamente na simplicidade que passa. Letras de qualidade com um timaço de músicos, como Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra. Início de um grande projeto para desbancar o Xuxa Só Para Baixinhos – agora com guitarras.
9
Black Drawing Chalks
Life Is A Big Holiday For Us (Monstro Discos)
Talvez, junto com o Móveis, a banda que mais se falou no Brasil ano passado. Forte concorrente também a música do ano, com “My Favorite Way” e clipe do ano, pela mesma música. Lembro do ótimo show que assisti deles no meio do ano.
8
Luisa Mandou Um Beijo
Luisa Mandou Um Beijo (Midsummer Madness)
Mais um triunfo da gravadora carioca Midsummer, que este ano completa 15 anos de existência – e a Luisa faz parte de boa parte dessa história. Como já dissemos antes, álbum cativante e inspirado de uma das melhores bandas do Rio.
7
Bebel Gilberto
All in One (Verve)
Apesar de todos os problemas envolvendo a produção do álbum, a bolacha conseguiu juntar uma sensacional coleção de músicas, desde regravações até produções novas, lideradas por um time de produtores de primeira, como Mark Ronson.
6
Wry
She Science (Monstro Discos)
Fazendo o caminho inverso ao que as bandas geralmente almejam, o Wry saiu do comodismo em Londres e veio revindicar o trono de melhor banda de Shoegaze da história do Brasil. Além do novo e excelente álbum, a banda também abriu um bar em Sorocaba-SP.
5° Lugar
Mallu Magalhães – Mallu Magalhães (Sony)
Para muitos preconceituosos, Mallu seria algo como uma ‘terrorista da música brasileira’, e para os de cabeça aberta, um talento que começa a mostrar do que realmente é capaz de fazer. Como nós já havíamos dito antes, um álbum que mostra a maturidade e qualidade que ficou devendo com sua bolacha de estreia – que estranhamente tem o mesmo nome que essa segunda tentativa.
Ouça: “Versinho Número Um” e “Make It Easy”
Grande Cartada: Escolheu o produtor certo, Kassim
O Que Faltou: Um hit certeiro
Myspace: /mallumagalhaes
4° Lugar
Tiê – Sweet Jardim (Warner)
Depois de flertar com o experimentalismo e manter amizade com músicos com Toquinho e Thiago Pethit, Tiê juntou seus amores e não tão amores para formar as canções que compõem seu primeiro álbum. Sweet Jardim é simples, direto e emotivo. A beleza dos arranjos e a doce voz da futura mamãe Tiê, transformam o disco em um universo de pensamentos doces e bonitos.
Ouça: “Assinado Eu” e “Passarinho”
Grande Cartada: Simplicidade das canções, sobrepondo a voz.
O Que Faltou: Ter eterna graça, como aparenta ter.
Myspace: /tiemusica
3° Lugar
Pullovers – Tudo que Eu Sempre Sonhei (Independente)
A beleza dessa bolacha começa na capa, passa pela qualidade do som ouvido e termina na beleza das letras e arranjos contidos na bolacha. O álbum é surpreendente e por isso foi criado todo um burburinho em cima dele, levando-os a concorrer ao cobiçado prêmio maior da MTV, o VMB. Depois do Top 3 de melhores álbuns, eles ainda concorrem a melhor capa e melhor música.
Ouça: “Tudo Que Eu Sempre Sonhei” e “O Amor Verdadeiro não tem Vista para o Mar”
Grande Cartada: Letras e arranjos geniais.
O Que Faltou: Ser melhor que os álbuns a seguir.
Myspace: /pullovers
2° Lugar
Móveis Coloniais De Acaju – C_mpl_te (Trama)
Definitivamente, essa foi a escolha mais difícil entre os melhores. O mérito do Móveis para ter o melhor álbum é gigante, mas essa segunda posição é tão honrosa como se fosse um primeiro lugar. O alarde formado no lançamento desta bolacha teve um retorno mais do que positivo, levando a banda ao palco principal do VMB 2009 e a diversos shows em todo país. Uma resenha que fizemos aqui.
Ouça: “Adeus” e “O Tempo”
Grande Cartada: Ser o Móveis.
O Que Faltou: Nada.
Myspace: /moveis
1° Lugar
Banda Gentileza – Banda Gentileza (Pato Fazendo Jóia)
Definitivamente, o melhor álbum do ano e um dos tops da década. A estreia da trupe do simpático Heitor Humberto fez balançar os ouvidos atentos a nova música. Aqui mesmo, nessas linhas antenadas, a banda vem aparecendo frequentemente, como essa explicativa e detalhada resenha. Letras, arranjos e qualidade no mínimo geniais. Que nem eu ouvi em algum blog por aí: “O álbum que o Los Hermanos não fez”. Aposto tudo que essa banda ainda irá fazer a música da nova década mudar de cara.
Ouça: O álbum inteiro
Grande Cartada: A genialidade toda envolvida
O Que Faltou: Nada
Myspace: /gentileza
___________________________________________________________________
Ainda teremos mais listas com melhores e piores do ano, todo dia! Fica de olho que sua banda favorita pode aparecer aqui!