Meio shoegaze, meio garage, meio pós-punk, meio neo-wave, talvez um flerte com grunge e por fim, porque não generalizar e dizer logo que é alternativo? O Lautmusik é um quinteto porto alegrense que disponibilizou o ótimo disco Lost in The Tropics em 2011, parou no tempo para estudos internacionais de sua vocalista Alessandra Lehmen, e voltou agora com força total para fazer Juniper, seu novo disco.
Agora, pós tocar com The Radio Dept, A Place To Bury Strangers e The Cure, Juniper (inspirado na árvore californiana Juniperus californica) nasce depois de dois anos de uma calma gestação. O trabalho potencializa o lado pós punk da Lautmusik, com 10 faixas inéditas compostas em formato jam e lapidadas até poderem ser executadas em shows, for fim virando canção inédita em disco. O lançamento oficial acontecerá no dia 6 de outubro, via Midsummer Madness, com show de lançamento acontecendo no dia 13, na Sala Álvaro Moreira, em Porto Alegre.
Aproveitando o ensejo, nós abrimos caminho para mostrar uma inédita da banda: “Wallflower”, faixa que encerra o disco, foi composta em meio a ensaios e jams da banda, com letra improvisada. “Não têm tema definido, são impressões. A ideia é que cada um interprete como quiser”, afirma Alessandra.
O processo subjetivo e coletivo funciona ainda em todo o álbum, segundo o vocalista. “Algumas letras eu escrevo de antemão e essas são mais definidas, mas no caso da “Wallflower” o processo de criar a melodia e a letra é simultâneo. Então atende mais métrica, fonética e o que me vem a cabeça naquele momento”, completa.
Quem assina a capa é o desenhista da DC Comics e Marvel Marco Rudy, moçambicano metade brasileiro que já estampou a banda em cartazes e figurantes dentro dos HQs do Batman Vs Super Homem e do Homem Aranha.