Ian tem sobrenome de peso. Filho de Vitor Ramil e sobrinho dos cantores Kleiton e Kledir, o artista decide seguir um caminho próprio e adota apenas seu primeiro nome para batizar o disco de estreia que acaba de lançar para download gratuito em seu site oficial.
O trabalho foi gravado dois anos atrás, em Buenos Aires, e contou com a produção de Matias Cella, que já trabalhou com Jorge Drexler. Mas, desde de o final de 2013, o artista divulgou, pouco a pouco, algumas das faixas do debute. São elas “Zero e Um”, “Pelicano”, “Seis Patinhos”, que adiantamos aqui, e “Cabeça de Painel”.
Em Ian, o músico gaúcho revela diversas referências, que vão de Beatles, Radiohead e Los Hermanos aos clássicos da MPB, como Caetano Veloso e João Gilberto. Porém, as canções tornam-se únicas por não ficarem presas as influências e assumirem uma sonoridade muito particular.
Os arranjos valorizam os violões, fato que confere ao álbum um forte caráter acústico. Nesse bloco estão principalmente a já citada “Seis Patinhos”, “Suvenir” e a balada em inglês “Over and Over”.
Para completar, baixos elétricos, guitarras e metais fazem participações pontuais e certeiras. A pegada folk de “Pelicano” e “Hamburguer”, ao lado da também já comentada “Cabeça de Painel” – talvez a música mais pesada do disco – representam bem essas presenças.
No álbum, ainda há espaço para as faixas “Nescafé” e “Rota”, compostas em parceria com os conterrâneos da Apanhador Só. Em Ian, as músicas, presentes no disco de estreia da banda e no premiado Antes Que Tu Conte Outra, ganham novas e interessantes roupagens.
A audição do disco é fácil e muito favorecida pela criatividade dos arranjos e a forma com que as canções se encaixam.
Em sua estreia, Ian Ramil demonstra ser um músico e compositor versátil. O gaúcho apresenta um trabalho que não deve nada para outros discos de destaque lançados recentemente por artistas nacionais.
Nota: 8,0
Ouça aqui:
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