Francisco, El Hombre roda América Latina em nova turnê
Junto com o novo show, o grupo prepara uma turnê pela América Latina, a “MOCHILAZO TUR 2015”, que passará no sul do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. Porém, antes farão um último show em SP nessa quinta-feira (ou o primeiro da nova turnê). Mateo conta que esse tipo de experiência acrescenta muito aos músicos, pela compreensão da cena musical dos países que visitam e pelos amigos que fazem no caminho. Em sua primeira viagem pela América Latina, a banda partiu com apenas 50% dos shows agendados. O resto das apresentações foram fechadas na semana, no dia ou mesmo na hora, em troca de hospedagem ou alimentação. “Desta vez, acionamos esses amigos para ter uma viagem mais sólida, com hospedagens e apresentações melhores arranjadas, também conhecendo melhor o que vamos enfrentar”, conta o músico.
Tanto quanto a ida, a volta dessa turnê terá um gosto especial para a Francisco, El Hombre. Isso pois três artistas do Chile virão com o grupo para uma série de apresentações em São Paulo. De acordo com Mateo, a ideia surgiu para derrubar as barreiras que impedem a absorção da cultura hispano-americana no Brasil. “Depois de conhecermos o Angelo Escobar, Rodrigo Qowasi e Chinoy no Chile, decidimos trazê-los para o Brasil. Devo admitir que estou extremamente ansioso, como uma criança um dia antes do aniversário, para voltar e tocar em várias cidades com eles.”
É nítido o amadurecimento da banda desde o lançamento de Nudez. A estrada fez muito bem para a banda, que busca nessa segunda turnê uma nova fonte de inspiração.” Estamos com várias ideias novas. Vira e mexe fazemos listas das ideias e acredito que essa viagem vem para amadurecer tudo isso, dando forma ao nosso primeiro álbum completo”, revela Mateo.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=a58YiArlhxs]
Confira abaixo algumas perguntas que fizemos ao músico:
Quando surgiu a ideia de uma turnê pela América Latina? O que buscam com ela?
Nós, brasileiros, somos latinos. Isso é importante se entender. Já fazemos turnê pelo Brasil, portanto não há nada que deva fazer a gente pensar que não devemos nos aventurar além da nossa fronteira. Pensar o contrário tem a ver com algumas imposições culturais que a cada dia tento me desfazer. E, além disso, é mais fácil do que pegar um avião e trocar de hemisfério.
Tem alguma banda ou artista que conhecem e gostam muito em algum desses lugares? Qual você indicaria para as pessoas ouvirem?
Jamais conseguirei parar de ouvir Milongas Extremas – Milongas Extremas. Reinterpretação milonga de uma banda punk. Letras e arranjos indescritíveis.
[bandcamp width=100% height=42 album=2820523860 size=small bgcol=ffffff linkcol=0687f5]
Pra encerrar, qual disco nacional você mais curtiu em 2014?
Dr. Hank – VOA. Melhores amigos e melhor banda que conheci em 2014. Clique aqui para ouvir.
Beco Antes apresenta: Francisco, El Hombre
Quando: Quinta-feira, 18/12
Horário: 21h
Preços: VIP até 1h(Com nome na lista + Carteirinha de estudante), R$15 com nome na lista de desconto, R$25 na hora sem nome na lista
Confira o evento no link.