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Festival Bananada: Com shows impactantes, Festival inicia semana de atrações

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Metá Metá

Foto: Pedro Margherito

De Goiânia

O Festival Bananda 2014 começou na última segunda-feira (12) com grande expectativa para uma semana recheada de atrações nos campos da música, skate, gastronomia e intervenções visuais. Os primeiros shows aconteceram no simbólico Teatro Goiânia, com as bandas Metá Metá Os Mulheres Negras em uma noite que já valeu pelo festival todo. As músicas de umbanda-moderna do disco MetáL MetáL (2013) impactaram o público que pulava, dançava e não se aguentava nas poltronas.

O Teatro, que possui uma história mais do que simbólica para a cena Goiana – graças a figura de Carlos Brandão, que esteve a frente durante anos influênciando a cena independente local – estava lotada com pessoas de todas as idades e que demonstravam conhecer a obra da banda paulista cantando todos os “pontos” e fazendo da apresentação um terrero 2.0.

Com solos de sax e bateria a banda exibiu seu experimentalismo de maneira igualitária, dando destaque para as ferragens, cordas, sopros e vocais de Juçara Marçal, criando uma atmosfera única e que ora não deixava o público piscar, ora arrancava assovios e gritos.

Na sequência, após minutos de palmas em pé, a organização acoplou o pequeno palco d’Os Mulheres Negras, que contando com um repertório cheio de piadas sagazes e interações do público permaneceram no palco por mais de uma hora e meia. A música “Barueri” exemplifica a desconstrução da fonética, que se tornava novamente um termo indígena e não apenas o nome da cidade paulista.  Isso pode exemplificar  até onde vai a loucura da língua portuguesa na cabeça do “DEVO” brasileiro.

Os Mulheres Negras e Metá Metá

Foto: Pedro Margherito

E, a reavaliação do que realmente importante como qualidade de áudio vem como reflexão da plateia ao ver Mauricio Pereira usar algumas das bases do show em um celular simples. Até onde é relevante a tal “qualidade” , quando se preza pela criação em questões cotidianas vista de uma maneira nada comum?

Tempo estourado então estourado e meio, o duo chamou ao palco o Metá Metá de volta aos palcos criando o “MetáNegras” ou “Os Mulheres Metá”, nomes sugeridos por Andé Abujamra para a brincadeira de jam proposta por eles.

Após os primeiros shows, o evento seguiu para a casa El Club, onde percorreu a madrugada com discotecagens de Adriano Cintra (Madrid) Gorky (Bonde do Rolê) e Kurtz (A Gambiarra).

Carlos Brandão
Foto: Raphael Saboya

Já no segundo dia, o evento fazia ponte entre a livraria Fnac que recebia os shows do simbólico Carlos Brandão – figura ilustre da cena musical de goiás, que administrando por mais de 7 anos o Centro Cultural Martim Cererê e responsável pela revitalização do próprio Teatro Goiânia, com eventos que envolviam música e poesia é tido como um dos grandes cabeças da movimentação musical local- e de Bebel Roriz, revelação como vocal feminino solo do centro-oeste e o Teatro Goiânia com shows de Rafael Stefanini e Bruna Mendez.

Em apenas três dias de festival, a cidade mais uma vez prova que tem estrutura necessária, carisma e uma história musical para contar, seria tolice tentar entender o calor goiano sem estudar a sua história.

 

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