Exclusivo: “Em Direção Obstinada e Contrária” de Puppi
Radicado no Brasil o violoncelista, produtor e compositor italiano, Federico Puppi encara uma nova fase de sua carreira, anunciando o disco Marinheiro de Terra Firme. Mostrando a capa do álbum, com exclusividade pelo Rock In Press, o artista também divulga o single “Em Direção Obstinada e Contrária”. Na canção ele une sample de Beethoven ao beat do drum ‘n bass, resultando em uma música que balança como ondas violentas do mar.
O conceito da capa surgiu em parceria com o artista plástico italiano Alain Joly. A ideia é que as baleias são os maiores marinheiros do planeta, navegando longas distâncias, como se vivessem a dar voltas ao mundo. Na ilustração, o universo cabe dentro do navegante, como se toda a experiência da viagem tivesse se construído como um planeta dentro deste marinheiro incansável.
“A baleia é como um vaso que vai se preenche do que encontra, até transformar-se no mundo. O viajante, o marinheiro da terra firme é um vaso que se completa com os encontros que ele vive durante a sua viagem. Imagina a capa ao contrário: a baleia branca no meio do universo, essa é a situação pré-viagem. No fim da viagem, é o que vemos na capa, após todo o percurso do viajante”, explica Puppi.
E foi essa mesma trajetória de absorção que o levou a unir o erudito e o eletrônico. Trata-se de um trabalho de pesquisa musical que ele começou há cerca de uma década resultando na faixa apresentada. Foi na busca de novos caminhos sonoros que o violoncelista passou a criar sons com o computador. Beethoven entra como uma forte influência, e destaque dessa composição, com o sample da obra Coriolan Ouverture op. 62.
Marinheiro de Terra Firme, contará com participação especial de Milton Nascimento e está previsto para o mês de março pelo selo Sagitta Records.