Entrevista: Tigre Dente de Sabre e o exorcismo de Hippies

Foto: Cauê Diniz

No fim de 2014 a dupla Tigre Dente de Sabre lançou seu primeiro disco “Morte Iniciática” com uma ótima crítica da mídia alternativa musical. O duo formado por Marcos Leite Till e Gui Calzavara começou em 2009 e por mais de 4 anos conquistou seu próprio público sem ter nenhuma música divulgada, apenas alguns vídeos experimentais.

Em uma mistura de bateria, baixo e sintetizadores, eles exalam um obscurantismo sexual que mexe com qualquer um presente em seus shows.

No próximo domingo (21) eles se apresentam na Virada Cultural paulistana no palco da Estação da Luz (evento). Então aproveitamos o momento para conversar um pouco com esses exorcistas de hippies. Confira nossa entrevista:

RockInPress: Um dos principais aspectos da banda é a abordagem mitológica. Quais as mitologias mais exploradas ono Morte Iniciática?

Tigre Dente de Sabre: Existe muita confusão na ideia do que mágica realmente é. Isso pode ser esclarecido se olharmos para as primeiras descrições de magia. Magia em sua forma mais antiga é muitas vezes referida como “A arte” e isso é completamente literal. Eu acredito que magia é a arte e que a arte seja ela escrita, música, escultura, ou qualquer outra forma é magia literalmente. A arte como a mágica, é a ciência de manipular símbolos, palavras ou imagens para alcançar transformações na consciência. 

RockInPress:  Um dos grandes elementos do Tigre é o uso de ruídos e distorções, influencia clara do neue Musik, vocês indicariam para quem curtiu o som de vocês algumas bandas e projetos que utilizam dessa referência?

Tigre Dente de Sabre: Радость Моя (Russia), IC3PEAK (Rússia), Crystal Castles (Canada), Crim3s (London) e S4lem (United States)

RockInPress: Como está a divulgação do disco, em quais cidades o Tigre já se apresentou com o “‘Mor†e Iniciática“? Quais são os próximos passos?

Tigre Dente de Sabre: A primeira tiragem do ‘Mor†e Iniciática’ esta sold out. O TIGRE já se apresentou na Amazônia, Escócia, França, Rio de janeiro, São Paulo, Argentina, Recife, Brasília, Minas Gerais, Bahia, Belém e inúmeras cidades do interior do Brasil.  O novo nos interessa muito e uma vida dedicada a isso é uma vida bem vivida! O novo é o único próximo passo.

RockInPress:  Um dos elementos essenciais do Tigre são as projeções, que amarram bem o aspecto visual do duo. Esse trabalho é pensado em conjunto com as músicas? Como é feito?

Tigre Dente de Sabre: Sim, as projeções em vídeo do TIGRE são a extensão sensorial da música. É criada com o foco em abrir portais no palco.