Home Entrevistas Entrevista: Jens Lekman

Entrevista: Jens Lekman

4
Compartilhar

Existem tags que me fazem baixar um álbum de alguma banda quase que automaticamente, como por exemplo, “folk-rock”, “alternative”, “dream-rock” e “Sweden”. Já não é de hoje que sabemos os bons frutos que a Suécia tem trazido ao mundo. O Festival Coquetel Molotov prova isso a anos, e podemos citar ainda o I’m From Barcelona, Peter Björn and John e claro, Jens Lekman.

O senhor Lekman é daqueles músicos em que não podemos rotular e nem mesmo dizer com toda a certeza o que ele tenta nos mostrar. De passagem marcada para uma série de shows no Brasil, Jens trocou algumas palavrinhas com o Rock In Press na última semana. Esperto e engraçado, driblou várias perguntas e me enganou diversas vezes, mas como eu já conhecia o jeito do nosso querido entrevistado, consegui arrancar umas preciosas verdades de nosso querido músico. Aproveite:

Segunda vinda ao Brasil. Quais serão as novidades que sua apresentação trará em relação com a que aconteceu no fim de 2006?
A última visita ao Brasil foi basicamente para fazermos uma publicidade da Suécia. O governo sueco nos pagou para irmos longe e espalhar a palavra. Desta vez, não tenho apoio financeiro então eu só pude trazer um músico comigo. O que é ótimo, gosto de manter as coisas simples e isso me dá mais espaço para improvisar e tocar músicas novas.

Você chegou a usar uma gravação de Jorge Ben numa de suas músicas. Você é um grande apreciador de música brasileira? Do que gosta?
Não era uma gravação do Jorge Ben, mas eu sei que ele que escreveu aquela canção. Eu gosto do Jorge e de um monte de músicas brasileiras antigas, mas não conheço nenhum cantor brasileiro que tenha surgido depois da década de 80. Da última vez que estive aí eu pedi informações sobre boas NOVAS músicas brasileiras, mas ninguém me chegou com nenhuma sugestão. Então, por favor, me diga sobre a cena vibrante em potencial no Brasil de que eu infelizmente desconheço!

(deixe suas dicas nos comentários que ele irá ler todas!)

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=2QjGJcYWOKA]Jens Lekman – Sipping on the Sweet Nectar

Você antes tocava com uma banda formada apenas por mulheres loiras. Como que chegou nessa idéia de banda e como aconteceu? E quem é essa pessoa que irá te acompanhar por aqui?
Eu mudo de banda a cada turnê que eu faço. Já tive uma banda formada só por mulheres, o que não foi estranho pra mim, já que eu conheço muitas musicistas. Da próxima vez que você entrevistar uma banda constituída somente de homens, você deve perguntar-lhes por que eles têm uma banda formada só de homens. O meu querido amigo Viktor Sjöberg estará manipulando os samples, que são estrutura e a “espinha dorsal” de minhas músicas. Será uma festa dançante e eu ficarei ofendido se você não levar o seu melhor sapato de dança.

Você já foi eleito uma das pessoas mais sexys da Suécia. Você acha que algumas pessoas levam a beleza acima do gosto musical, passando a gostar do artista mais pela beleza do que pelo som?
Eu não sei. Talvez eu era fofo há seis anos atrás, quando isso aconteceu. Mas a minha sensualidade vem da voz, não da minha aparência.

Você sempre trabalhou basicamente sozinho. Mas quais são os maiores problemas de trabalhar praticamente sem a interferência de ninguém?
Nenhuma. Eu não compreendo nenhum tipo de colaboração, incluindo relacionamentos familiares, bandas, coligação governamental…

E existe algum artista que você gostaria de trabalhar?
Não, mas há muitos comediantes. Chris Lilley que fez o brilhante show “Summers Heights High” é um deles.

Já existem planos para o sucessor de Night Falls Over Kortedala?
Não, mas eu fixei um prazo: “antes de desaparecer o bacalhau do Mar Báltico”.

Numa entrevista para uma mídia brasileira em 2005, você disse “procuro desconhecidos na lista telefônica e lhes mando cartas de amor assinadas com nomes de outros desconhecidos.” É sério isso? Como nasceu essa idéia?
Acho que eu estava me referindo a algo que eu e minha namorada em 1999 costumávamos fazer. mas não eram cartas de amor. Eram ameaças.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=W_JayWrkqDI]Jens Lekman – You Are The Light

No nosso site, temos uma jovem que trabalha conosco e se chama Nina. Sempre brincamos com ela dizendo que você mandou um cartão postal para ela, mas parece que a Nina de sua música é lésbica… Nos conte a história da sua Nina!
A história de Nina é sobre uma amizade que durou um longo tempo. Mas eu não posso entrar em detalhes. Venha ao show ao invés disso!

E qual o seu recado para as jovens apaixonadas pela sua voz aqui no Brasil?
Traga seu namorado para que eu possa magoar o coração dele.

___________________________________________________

Jens Lekman se apresenta em São Paulo (13, Studio SP, com cobertura do Rock in Press), Porto Alegre (14, Santander Cultural), Recife (16, UK Pub) e Curitiba (17, Era Só o Que Faltava), leve seu melhor sapato de dança, conheça a história da Nina, mas esqueça seu namorado em casa!

MyspaceSite OficialLast.Fm

4 COMENTÁRIOS

  1. Posso ser sincera?
    nunca tinha ouvido falar desse cara…mas gostei do som dele…me senti numa manha…dirigindo..em New York..rs

    GOstei dessa parte:
    “E qual o seu recado para as jovens apaixonadas pela sua voz aqui no Brasil?
    Traga seu namorado para que eu possa magoar o coração dele.”

    muito bom….e maiis..uma vez o RP… me apresenta coisas novas !!
    ^^

  2. […] Manacá e Hotel Avenida, até reconhecidos internacionalmente, como Beirut, Alessi’s Ark e Jens Lekman; e resenhas de álbuns e shows, tornando o site um dos veículos independentes que mais marca […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here