Entrevista e Promoção: Novo EP dos Duques
Cuidar do reino de “Beatles, Elvis, Mutantes e The Who”, onde os conselheiros são “Johnny Cash, Squirrel Nut Zippers e essas bandas de revival do Rockabilly” e os súditos são conhecidos como “Roqueadores”, deve ser uma árdua missão musical. Para isso, Ricardo Gameiro (guitarra rítmica & crooner), Braulio Jorge (guitarra líder & teclas), Rômulo Collopy (Contrabaixo elétrico & crooner) e Gláucio Dapadaria (Bateira), formaram Os Duques. A banda se alto define como “bando de anão barbudo” e às vezes “Um combo de rock dançante”, dependendo da ocasião ou nível alcoólico.
Desde 2006, Os Duques refinam seu som com um único objetivo: “(…) enriquecimento ilícito, nossa mamata nas tetas do rock and roll decadente. Acima de tudo, motivo de balbúrdia e orgias nos camarins.” Não por nada, os shows são explosivos, dignos de Móveis Coloniais de Acaju: “A ‘explosão’ provavelmente veio de tanto a gente tocar com bandas Hardcore”, ‘explica’ Ricardo.
A banda resolveu lançar sua nova bolacha com um ‘a mais’. O Ep Collection vem com o segundo EP da banda, chamado Roqueadores Ep, inclui também a primeira bolachinha, o Compacto Ep, e também um jogo. Esse game nada mais é que o Guitar Hero Duques. Com uma excelente jogabilidade e surpreendente arte gráfica, você realmente joga o tão famoso Guitar Hero com os novos reis do Riff. “A gente quis um jeito novo de propagar nossas canções e não vimos forma melhor que coloca-las num jogo de rock.”. Para isso, foram de 5 a 6 meses, alternando gravações e montagem do jogo.
Todo esse cuidado também reflete em outras mídias, como a maravilha de site oficial (onde você pode baixar gratuitamente o jogo, eps, fotos e release), o myspace e até um ultrapassado, mas eficiente Fotolog. Tudo produzido de forma independente, como as gravações do Duques: “Sempre gravamos em casa mesmo, sem qualquer tipo de estrutura… tratamento ou isolamento acústico.”, e não por isso a qualidade possa cair: “O estúdio da Sun Records, que o Elvis gravava, tinha um eco danado, que foi imitado por vários estúdios da época.“. Porém, tudo tem seus percalços, como “o cachorro do vizinho que late, a mãe do B.J. querendo usar o liquidificador, o ventilador de teto…”
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=2QlYKl1bR30]
“Tento Sempre” Ao Vivo no Teatro Odisséia
Esse gosto ‘anti-direitos autorais dos outros’, não se reflete só no jogo. A banda também gravou uma versão de “Minha Menina”, eternizada pelos reis Mutantes, há longos 30 anos atrás. Não satisfeitos, a banda usa um sampler da risada do desenho Pica-Pau na canção “Tento Sempre” e ainda cola o logo da finada gravadora CBS em suas capas – numa lembrança ao rock e country dos anos 50, característicos da banda. “Nesse ritmo, viramos um Teatro Mágico até 2011. Depois disso, ladeira abaixo… Filme 3D, Hebe… daí sai uma ‘As Loucas Aventuras dos Duques’, ‘Um Duque no Jardim de Infância’, ‘Os Duques em: Meu Vizinho Metaleiro…’”
Os Duques sobem ao palco do Circo Voador HOJE (30/10), junto com Canastra, Luisa Mandou um Beijo e outras bandas, para o tão sonhado lançamento do EP Collection. Nós, do Rock in Press, não ficamos atrás e sortearemos uma bolachinha dessa para quem mandar um email, com nome e endereço completo, para promocao@rockinpress.com.br. Resultado na sexta, dia 6/11.