Taí algo meio complicado e que mexeu com minha imparcialidade: Apareceu no meu email uma nova notícia que decidi compartilhar com vocês, principalmente para colher certas opiniões sobre o caso.
A banda gaúcha Canastra Suja lançou um single no youtube, mais precisamente no dia 17 de junho de 2009 contendo a canção “Tchubaruba“, de autoria de Alex Vaz. Sim, exatamente o mesmo nome da canção de maior sucesso da cantora Mallu Magalhães, lançada originalmente em 2007. Daí que a empresa R.R. Agencia de Música LTDA, detentora dos direitos patrimoniais da Mallu Magalhães, entrou em contato com a banda dando-lhes uma notificação dizendo que o nome da canção deverá ser trocado em até 30 dias.
Daí te pergunto: Devido ao sucesso, poderíamos dizer que a ‘palavra’ “Tchubaruba” virou uma expressão do vocabulário informal brasileiro e poderia ser usada livremente, assim como várias músicas que tem o mesmo nome? Ou você acha que o fato da banda ter feito a música com esse nome 2 anos depois do lançamento e estouro de Mallu, ter mandado um email para vários meios com links e fotos da banda embrulhados junto com o caso, possa ser uma forma de ‘aproveitar o momento’?
A banda já disse que em 30 dias divulgará o novo nome da canção, acatando assim, o pedido da agencia. Aqui tem o release do ocorrido que a banda me mandou por email, onde dizem “que em momento algum nós da CANASTRA SUJA, de qualquer maneira, quisemos obter de forma direta ou indireta quaisquer vantagens de qualquer pessoa e/ou situação”; aqui o post no site deles e logo abaixo o vídeo da canção ‘problema’, “Tchubaruba” versão Canastra Suja.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=OyPUlT98PeI]
* Lembrando que o problema é só o nome da canção e não a melodia, que apesar de tudo, tem um ar Mallu sim, mas acredito que por causa das mesmas influências dos artistas.
* A assessora de imprensa do Canastra Suja é colaboradora desse blog, mas em contra partida, Mallu tem um longo histórico neste site, inclusive dando a entrevista que abriria os trabalhos do RockinPress à dois anos atrás.
Queríamos saber, na boa, a opinião de vocês nesse caso, mas antes de tudo, lei é lei e deve ser cumprida. Mas olha, a Canastra Suja já ganhou um post em um meio de comunicação, hem?
aff…. q frescuragem, hein…
hahahaha frescuragem de quem?
[…] This post was mentioned on Twitter by Yuri de Castro, Factóide!, elson, RockinPress, Fabio Navarro and others. Fabio Navarro said: RT @RockinPress: E Agora? Quem é o dono de “Tchubaruba”? Mallu Magalhães ou de Uma Banda Gaúcha http://bit.ly/95i06G […]
haha
Até q os 3 acordes são iguais.
Mas a música não tem nada haver msm. Um exagero essa briga.
hum entendi eu acho.
Eu acho que tem que trocar sim! Mallu Magalhães criou essa palava, ela não pegou no dicionário. Eu acho que é tudo marketing!
Essa banda está querendo é aparecer!
Thubaruba é uma expressão de domínio público! tsc tsc tsc
Jairo, não é bem por aí não.
Acho que a “Angelina” Jolie também poderia processar a Mallu, assim como o “Vanguart” também poderia… Possivelmente o Paulo Ricardo vai querer me processar quando descobrir que eu tenho o mesmo nome que o dele.
Ouvindo a música da banda gaúcha cheguei a seguinte conclusão: os caras fizeram uma “musiquinha” com levada no clima de balada, influenciada por folk e um pezinho no blues, com uma letra que fala de um cara que fica irritado pq no som do carro da menina que o interessa toca uma musica que tem uma vozinha chata que no refrão canta tchubaruba. A banda, que deve ter feito essa música sem pretensão nenhuma e não tendo nome melhor pra colocar na canção deixaram Tchubaruba mesmo, já que devia ser assim que eles a chamavam. Acharam depois que tinha potencial para single, mas é fraca. Os empresários da Mallu, motivados pela alfinetada gratuita decidiram encasquetar com a banda e acharam um meio legal para prejudicá-los. O que não vem sendo o caso pois a banda está conseguindo aparecer na mídia através do fato. Ou seja, o tiro está saindo pela culatra e ainda vai forçar uma imagem de antipática pra Mallu.
Bom, ninguém precisa forçar uma imagem antipática dessa insuportável, isso ela já faz por si só aHUAhhUAUHAhuuhahuAHUA… ah, e espertões os caras da banda que tão ganhando mídia em cima dessa sem-talento e sem-carisma (porém, com muitooo papai rico)
Acredito que as palavras foram feitas p/ serem usadas! Qual a função de criar uma palavra nova, se só quem criou pode usar?
Penso cá com os meus botões, como nos comunicaríamos?
ta, ok que ela não queria que outros artistas utilizem uma palavra “criada” por ela. Mas a Mallu vai processar também quem faz cover das musicas dela e publica no youtube? Ou só se a pessoa tiver talento? Pra mim é a mesma coisa.
Até antes do surgimento do romantismo a noção de plágio praticamente não existia. Muitos grandes poetas imitavam, intencionalmente ou não as ideias alheias e ninguém se importava com isso, muitas vezes até mesmo recebiam isso como uma forma de homenagem. Depois do romantismo, as artitas dotados de imenso ego, passaram a se sentir como gênios ou “escolhidos” cultuando o seu próprio eu.
Bem, na minha opnião a arte em todas as suas formas, não se prende a nada ou ninguém. No momento em que a musica é lançada ao público ela ganha diferentes interpretações, criticas, versões e etc…
A banda Canastra suja só tem a manchar a sua imagem ao criar esse “suposto” plagio (que na verdade não tem nada de suposto, mas sim bastante óbvio) mostrando uma grande falta de originalidade.
Creio que todo esse conflito seja fútil, uma vez que a arte e seu público já fazem o papel de julgadores quando se percebe a enorme semelhança entre as duas musicas…
Claro, estou aberto a erros, mas como tenho o direito de expressar minha opnião, aqui ela está.. =)
Paulo,não é bem assim.
Angelina Jolie não é um nome criado por Angelina.Vanguart eu pensava que é vanguarda em inglês.Me corrija se estou errado (apesar de saber que existem bandaS isso mesmo, BANDASSSS, com esse nome).
Tchubaruba,é uma palavra de Mallu Magalhães.E como é o hit principal da garota,usaram isso para promover o vídeo “Tchubaruba plágio” do canastra suja que por sua vez faria o nome canastra suja aparecer.
É chato isso.Cria um One Time do Justin Biber (não sei escrever o nome do garoto) coloca no YOUTUBE.Dá mais repercução. 😉
Fica a dica pra próxima.
[…] Música “?”, originalmente chamada “Tchubaruba”, da banda Canastra Suja, que segundo a produção de Mallu Magalhães se tratou de um plágio de uma canção de mesmo nome da cantora. (veja mais) […]
A música da Canastra Suja é sensacional, tirando sarro dessa porcaria criada por meia duzia de empresários pagadores de jaba, de vozinha chata e talento mais que duvidoso, como a Canastra satiriza em sua canção…
Aplausos para quem não consegue entender a letra, devem mesmo é continuar ouvindo essa tal Malu.
A música da Canastra Suja é genial?? Será que é a mesma música que eu ouvi?
Só pode, rsrs
A que eu ouvi é só passável, não mais que isso, enquanto que a Tchubaruba da Mallu Magalhães, que nem é uma de suas melhores músicas, tem uma letra e melodia muito mais sofisticadas, que os beberrões do Canastra Suja jamais curtiriam mesmo.
Aplausos para os que tomam umas biritas e saem por aí compondo e falando bobagens, isso sim.
Long Live Mallu Magalhães
Nem SENSACIONAL, muito menos Genial rsrs