Gilmore Lucassen parece que mora em algum lugar frio e distante do interior dos Estados Unidos. Mas, na verdade, ele só está tocando violão na janela de algum prédio alto e cinza da grande São Paulo. A tristeza e a solidão do lugar são os principais elementos que dão ao Lucassen inspiração suficiente para escrever suas próprias músicas. Mas também é desse lugar que ele tira forças para fazer novas versões de legendárias canções. É o caso da “Ring of Fire”, do Johnny Cash.
Convidando a cantora Victória Vaz – que já participou com Phillip Nut em “Keepsake” (música que entrou para nossa mixtape folk) -, a “Ring of Fire” ganhou uma nova versão recheada de violões e batidas intensas, que criam uma atmosfera pesada de triste, perfeita para uma manhã de chuva e céu nublado. A música também entrou como faixa bônus do seu primeiro EP, de nome Northwest Hill, que você escuta na íntegra aqui.
O primoroso músico folk Filipe Catto, há alguns meses atrás, foi convidado pelo VEJA Música, da Revista VEJA, para uma breve apresentação de estúdio. Lá, o cantor tocou uma música de sua autoria, intitulada “Adoração” (assista o vídeo aqui) e fez essa versão para a incrível “One Line”, da inglesa PJ Harvey.
Composta apenas por voz e delicados acordes de violão, a música ganhou um tom muito mais suave, mas jamais simples e romântico. A mesma intensidade e tensão que PJ usa nas guitarras pode ser sentida facilmente nos acordes e vocalizações do cantor gaúcho.
Filipe Catto como sempre incrível!