Dicas: Santa Maria da Feira e Some Community

De volta ao normal, selecionei duas bandas que me chamaram atenção nos últimos dias e que, coincidentemente, não foram uma das que me mandaram 400 spams no email do blog ou nos adicionaram no Twitter. Todas de São Paulo mas muito diferentes, conheça Santa Maria da Feira e Some Community:

________________________________________________

Santa Maria da Feira

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=_yH3u0-vE7I]

Santa Maria da Feira é o nome de uma cidade de Portugal, de um colégio, provável de uma igreja e por consequência, de uma santa. É também o nome que quatro paulistas resolveram adotar para mostrar seus anseios musicais. O som é basicamente um encontro de violões solitários com a influência de Rodrigo Amarante e Marcelo Camelo, além de uma pitada de Andrew Bird e toda a questão mpb-faça-você-mesmo-em-casa. A banda lança em novembro seu primeiro álbum, chamado O Mar e o Balão, em formato cd (com encarte e o convidativo preço de 10 reais) e digital, no caso download gratuito para livre apreciação de música boa. O single de divulgação não poderia ser melhor escolhida: “Céu Desprezo” é uma leitura poética do céu, e toda a sua poesia contemporânea. Eu posso jurar que aquele solo foi feito pelo Rodrigo Amarante…

MyspaceComunidade

_________________________________________________

Some Community

Junte quatro mulheres e enfie um Fernando no meio: Some Community. A banda paulista tem um som bem focado no rock das mulheres dos anos 70, algo dos 60′ e muitas doses de lo-fi e desprentencionismo. A questão que a banda impõe é a descontração das músicas e dos músicos. No palco, uma interminável troca de instrumentos e um experimentalismo sem fim, adoçam esse som post-punk com algo a mais que ninguém sabe definir bem. É um som diferente, uma necessidade na noite paulistana e inclusive no nosso país, e parece que dominará as mentes de alguns antenados muito em breve, quando a banda definitivamente for descoberta. Ouvi falar que eles pretendem lançar um vinil de 7 polegadas (com 300 cópias de tiragem) e/ou um ep até o fim do ano…

MyspaceTrama Virtual