Dicas: Owensie
Meus emails são mágicas portas para surpresas sem tamanho. Essa semana abri desconfiado um de um cara com nome de jogador de futebol inglês, escrevendo em um português onde a troca e falta de artigo, plural e conjugação verbal, deixavam claro serem vindas de um gringo ou de um spam maluco que assola a caixa de email de qualquer um desse mundo.
Depois de decodificar a mensagem e clicar no link no final do email, descobri acordes suaves de violão misturados a uma sensível e marcante voz, me dando boas vindas através do elaborado folk feito pelo irlandês Owensie. A história dele é surpreendente: Owensie morou no Brasil a anos atrás e era vocalista de uma banda de punk/post-punk chamada Puget Sound (que eu não consegui encontrar nada sobre), onde fez turnê por todo o território brasileiro em 2001 e 2004, tocando desde Floripa, Goiania, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e até em João Pessoa.
Agora ele pegou o violão e prepara seu primeiro álbum, a ser lançado de forma totalmente independente, em janeiro de 2011. As demos do projeto, disponíveis para download gratuito no site Bandcamp, são exemplos de música bonita, sentimental, que em vários momentos me lembram o City and Colour. Para o disco, Owensie promete usar violinos, percussão e arranjos mais complexos em sua melodia, já deixando a curiosidade crescer para o ano que vem. Legal que tem até música com nome em português: “Ronda”.
Por fim, uma turnê por essas terras é armada para um futuro próximo, e essas simples e singelas palavras que coloco aqui sobre Owensie, são os primeiros passos para a difusão de seus acordes pelo Brasil. Realmente aconselho a ouvir, baixar e divulgar o som desse cara, pois só a história já vale a oportunidade e a música vale o dia.