Dicas: Monica Montone

Bom o que falar dessa querida pessoa que conheci por acaso e por aqui. Isso, por aqui mesmo, na net. Mônica Montone foi uma das grandes surpresas que tive o prazer de conhecer o ano passado. Campineira radicada no Rio de Janeiro há nove anos, Mônica é formada em psicologia pela PUC-RIO e já fez 1001 produções culturais, de escritora à produtora e de psicóloga à atriz – porque entender a alma feminina é uma talento para poucos poetas.

Autora do livro Mulher de Minutos, lançado pela Íbis Libris em 2003, Mônica foi protagonista do burburinho nacional sobre a questão “Sem Filhos” (defensora ativa da ausência de filhos). Ela foi convidada em 2008 pelo jornal O Globo, para comentar o livro “Sem Filhos” da francesa Corinne Maier. A artista já foi convidada várias vezes para participar do programa Sem Censura na TV Brasil, e atualmente gerencia um blog com mais de 150.000 acessos chamado Fina Flor, que foi através do qual conheci a moça e seu maravilhoso trabalho artístico.

Pois então, foi a partir do ano passado que a cara resolveu se aventurar no mundo da música também, o que deu muito certo. Em parceria com Claufe Rodrigues, lançou um brilhante CD com uma seqüência de músicas excelentes, com um rock feminino e afiado, onde sem nenhuma repressão e pudor a poesia solta o verbo e nos faz delirar com as magníficas letras de suas músicas. Eu definiria o debut intitulado Mônica Montone como um rock de protesto e expressivo, e extremamente feminino, e em algumas músicas com uma pitada de reggae.

Sem nenhum pudor em suas letras, Mônica Montone faz o ouvinte se chocar a um primeiro momento, mas depois se empolgar em uma sessão de catarse, expressando todos os recalques até então guardados. Catarse regada a muita poesia, poesia clara e contemporânea, com letras extremamente expressivas. Tudo isso regado a guitarra extremamente afiada de Claufe Rodrigues, que dá um show a parte nas músicas. As músicas “Sartre de Banda”, “Mulher de Minutos”, “PQP” e “Eu Tenho Pena” com certeza conquistam todos os ouvidos pela animação e expressividade, e destaque também para a lenta, mas igualmente maravilhosa “Céu” com uma poesia incomparável.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=K_I-uBG0dhU]
“PQP” Ao Vivo

Enfim, eu acho que é uma produção de 2009 extremamente relevante de se conferir, o rockômetro é altíssimo e a emoção é infinita. Para quem quer conferir as andaças da moça, é só acessar http://www.monicamontone.com/. Para conferir o som entre no My Space http://www.myspace.com/monicamontone, e para checar suas a poesias confira o http://www.finaflormonicamontone.com/.