Modern times, are hard times. Essa frase define bem meu status na semana que se passou. O combo de provas trimestrais somados à dois estágios, freelas e a falta de uma secretária do lar em casa, me causou escassez de tempo e isso explica a ausência de uma dica e da nossa coluna festeira na semana passada. Mas agora, voltamos com tudo, prometendo (quiçá cumprindo) ressarcir essas faltas.
A banda escolhida de hoje, na verdade um duo, não é nenhuma novidade, já é constante no vocabulário hipster e uma aposta de vários meios de comunicação, qualidade não os falta, mas o exagero do hype deve sempre ser medido com bom senso.
Então, sem mais delongas, pra quem não conhece, lhes apresento: HURTS.
O duo de Manchester foi citado nas duas listas mais importantes de apostas musicais, a Sounds of Years da BBC e a New Music Radar da NME, o que definitvamente não é pouca coisa, pra uma banda cujo início de atividades datam o não tão longinquo Março de 2009.
A dupla é formada por Theo Hutchcraft que assume os vocais e Adam Anderson que cuida com exímio das programações eletrônicas e de uma conveniente guitarra. Fugindo à moda que assola o mundo, os rapazes mostram claramente seu gosto pela velharia e nostalgia, vê-los e escutá-los é como fazer uma viagem ao tempo para a década de 80, e mesmo que eu não tenha vivido essa época, tenho relatos suficientes de meus familiares, pra fazer essa conclusão. Mas não se engane, a sua festa ploc não está com a trilha sonora garantida, o HURTS explora o lado mais sombrio e enebriado dessa época, onde o amor está acima da diversão desenfreada.
O visual, também não nega a influência. Clipes minimalistas em black&white, onde a vestimenta não passa de um elegante estilo quase black tie, totalmente inverso às cores e ao excesso de informação que tanto nos faz temer, mas com personalidade forte o suficiente para criar uma nova tendência.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=XClf_8AKF4E&feature=related]
‘Wonderful Life’
Musicalmente, bebem de influências diversas, mas o synthpop oitentista é o que comanda, com alguns pitacos de post-punk. Percebemos a toques de Depeche Mode, Joy Division, Ultravox, Pet Shop Boys e até Madonna, no caldeirão que mistura sintetizadores com dramaticidade.
Já lançaram single das músicas ‘Wonderful Life’, ‘Blood,Tears & Gold’ e dia 24 desse mês, ‘Better Than Love’ ganha sua versão física.
Todo esse resgate ao passado com um toque de modernidade, faz com que o duo tenha uma agenda cheia até agosto e que o debut de estréia seja um dos discos mais esperados por mim, neste promissor 2010.
Com vocês, mais clipes lindões do HURTS:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=JBOEsQCdqpI&feature=related]
‘Blood, Tears & Gold’
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=bn8tBgI1BVQ&feature=channel]
‘Better Than Love’
Achei finíssimo! Sabe aquela qualidade que vemos em bandas oitentistas como Ultravox e Spendau Ballet? Pois é isso. Adorei!!!!
[…] This post was mentioned on Twitter by Jairo de Souza. Jairo de Souza said: O Dicas desta vez ficou por conta de "Hurts"! Deêm uma olhada : http://www.rockinpress.com.br/2010/05/17/dicas-hurts-3/ […]