Dicas: Anthony Green e City And Colour
Se você não gosta de um bom folk, não leia este post. Esses dois artistas tem muitas coisas em comum, são vocalistas de bandas de estilos totalmente diferentes do seu projeto solo (Anthony Green é vocalista do alternativo Circa Survive e Dallas Green, do City and Colour, é vocalista do Alexisonfire), ambos tem Green de sobrenome e os dois escolheram o folk como uma bandeira para se libertar do barulho produzido por suas bandas. Larguem suas guitarras, a partir de agora, quem comanda é o violão.
Anthony Green
Anthony Green é o multi-homem a frente de muitos projetos. Comanda a banda de rock alternativo Circa Survive e uma de scremo chamada The Sounds of The Animals Fighting. Ainda sim, lançou no ano passado o seu primeiro álbum, Avalon, e vem fazendo shows com outra banda de folk, o Good Old War, que trabalha como banda de apoio. Seu som é simples e marcante. Apesar do cd de estréia soar como comercial, pelo fato de ter re-edições de bandas antigas de Anthony e demos, só para fazer número, as 12 faixas inéditas que o álbum tem são maravilhosas. Sua voz, um tanto afeminada, aliada a sonoridade que o Good Old War deram um tom bastante diferenciado ao som, bem trabalhado e que passa por diversas outras verdentes musicais, sem esquecer da voz e do violão. Os destaques fica com os singles “She Loves Me So” e “Dear Child”, além de “Stonehearted Man”, “Slowing Down (Long Time Coming)” e “Devils Song (This Feels Like A Nightmare)”. As apresentações são de outro nível. Bastante intimista e bem animados, chegam a ter quase 30 músicas por show, além das brincadeiras costumeiras de Anthony. Além disso, Anthony é muito ligado em causas sociais, tendo lançado no último mês um ep com duas músicas inéditas só para ajudar uma prima acidentada que precisava de cirurgia. Outras ações dessa já foram tomadas com sua banda principal, o Circa Survive. Um dos 20 melhores cds do ano passado, é um som para se cantar junto.
City And Colour
City and Colour é o projeto paralelo de Dallas Green, vocalista da banda Alexisonfire. O nome da banda vem do nome do único homem de sua formação, City (cidade em inglês) é Dallas, cidade dos EUA e Colour (cor) é Green, formando assim o nome da banda e o nome do vocalista. Ano passado lançou seu segundo cd de inéditas, ainda tem um ep e um cd ao vivo. Se vocês bem se lembram, o cd estava na segunda posição de melhores álbuns do ano na lista do nosso querido blog, tamanha a qualidade da bolacha. O som que Dallas produz é um folk tenso e emocional, com muita qualidade e uma inconfundível voz. As letras são focadas em amores perdidos e morte. Ao vivo, a banda soa mais pesada, conta ainda com um baixista, um guitarrista e um baterista. A voz de Dallas é excelente e dá o tom certo para o estilo de suas canções, tristes. O formato dos álbuns é mais intimista que no show, em grande parte do álbum a predominancia é de voz e violão, e nos singles, em sua maioria, que encontramos outros instrumentos, inclusive até um piano. São muitos destaques que posso citar, do primeiro cd eu fico com “Comin’ Home“, “Save Your Scissors” e o ao vivo de “Sometimes (I Wish)“, música que dá o nome ao primeiro álbum. Do segundo, chamado Bring Me Your Love, e de longe o melhor, dou a dica de “Confessions” e “As Much as I Ever Could“, e entre os singles, a animada “The Death of Me“, a estilo canta-junto “Sleeping Sickness” que tem a participação de Gordon Downie da banda canadense The Tragically Hip e a impressionante “Waiting…“. É som para se admirar.