Dica e Resenha: Casas Populares da BR 232 @ Festival Nordeste CCBB – 08/12/2008
Tire o pé do chão! E vamos dançar o arrasta pé! Que nesse som eu vou embora e nessa dança eu pulo o mundo! É isso que o som do Casas Populares da BR 232 passa para o ouvinte ao vivo. Um grupo de 4 mulheres e 2 homens que simplesmente me dominaram no palco do Festival Nordeste que ocorre nos finais de semana do mês de dezembro no CCBB, na Candelária, centro do Rio.
A banda que vem lá de Pernambuco para cá fazer uma mistura de ritmos regionais nordestinos, que vai das cirandas ao forró e no fim acaba com um samba de roda ao frevo arrastado, ê boi!
O show começou com “Mininin” e joaninha no vocal, uma simpatia. A banda ganha por toda a interatividade que tem com o público através do palco. Ainda tem o fato de histórias e fatos vindos da terrinha de cada um dos integrantes serem contados conforme o microfone vai passando de mão em mão, já que dos 6 integrantes, somente o mineirinho apaixonado por Pernambuco Eric Caldas que não assume os vocais em definitivo nas apresentações.
Além de Eric (Rabeca, percussão e voz), muita energia e cultura, o Casas Populares trás também Carolina Lopes (voz / percussão), Joaninha (voz / percussão / cavaquinho), Leon Adan (voz / percussão / pífano / cavaquinho), Natália Lopes (voz / percussão) e Quequel (voz / percussão).
As meninas, e os meninos, contaram com a participação de “Meninas do Jongo” anunciadas como “As Meninas da Serrinha”. Um grupo feminino de vozes (e um violão por um homem que me fugiu o nome agora) que tocam samba e músicas que se encaixam no cancioneiro popular. Casamento perfeito com o Casas Populares.
Em si, o show é excelente, não é monótono e te prende, anima bastante. Vale a pena conferir o Casas Populares no próximo dia 13, na Gafieira Lapa, Rio de Janeiro.