Conheça a Banda Fluminense Look up
Em apenas duas semanas, 3.000 visualizações. Isso até ontem de manhã, mas neste momento, o primeiro clipe da banda Look up, “Deixa a Chuva” já deve ter ultrapassado este número. O quarteto de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, ainda não lançou álbum , EP ou sequer outra música e não tem nem um ano de formação.
A canção agrada de primeira e traz uma sensação dicotômica de algo novo, mas familiar. Já profetizava Lavoisier no século 18 que, na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. E é dessa transformação entre a nova MPB doce – mas sem o enjôo que muitas bandas transmitem- e a melodia e batida contagiante que surge este misterioso quarteto formado por Ian Fabris, Tatila Krau, Guilherme Heringer e Luan Victor.
Foi depois de ouvir diversas vezes seguidas (download aqui) que eu percebi o que estava me deixando quase hipnotizada : a estética visivelmente diferente e verdadeira dos integrantes. Não há nada de forçado no clipe ou na interação do grupo e essa veracidade e espontaneidade transmite uma sensação de aconchego.
Tudo começou após um workshop Músico Plural, ministrado pelo coletivo Ponte Plural, no SEBRAE de Nova Friburgo em março de 2012 onde Ian e Guilherme se conheceram. A escolha do nome veio do significado do mesmo: quer dizer tanto admirar quanto procurar e prosperar. O quarteto começou a se reunir regularmente em junho seguinte e, desde então, mantém como foco uma divulgação de seu trabalho audiovisual, sem previsão imediata de um lançamento de disco ou EP. “Queremos primeiro ver como o público reage a nossas ideias”, conversou o violonista Guilherme com o RockinPress.
“Temos outra música gravada, faltando apenas produzir o vídeo e umas 10 finalizadas em termo de composição, mas que ainda não foram gravadas.” Para ele, o sucesso do primeiro single é resultado da dedicação de todos da banda. “Nós não tínhamos a mínima ideia de que teria essa repercussão. Valeu a pena o esforço!”
O número de visualizações impressiona e leva também a um questionamento: será o reflexo de uma carência do público ou de uma identificação cada vez maior com bandas novas que trazem uma proposta de uma música mais leve e nacional? O grupo acredita que é um conjunto dos dois fatores e que a internet é uma ótima ferramenta para criar novo público .”Deixa a Chuva” é uma composição do vocalista Ian Fabris e os próximos vídeos serão cada um resultado do trabalho autoral de cada integrante. O próximo, com previsão de lançamento para final de abril, é de Tatila.
Enquanto isso, é possível baixar aqui “Deixa a Chuva” e assistir e reassistir ao clipe sem moderação. Se inscreva no canal do Youtube do grupo para saber das novidades.