Compartilhar

Se a ideia era juntar amigos dentro de um projeto intercultural, o resultado alcançou patamares muito mais interessantes do que o esperado. Assim, com grande parte da história do Manguebeat e a cena que se seguiu Recife e Olinda, a Orquestra Pernambucana de Fotografia dá ao mundo um debute condizente com o seu casting estrelado e com a arte feita no estado desde os anos 90.

Regida é o nome do Livro-CD que a Orquestra lança. Trata-se de um projeto onde diversos músicos que fazem parte da história de Pernambuco criam canções inéditas através de ensaios fotográficos. Pares foram formados entre fotógrafos e compositores, gerando faixas que são um tipo de crossover de ideias e sobreposição de entendimento e visão de cada arte.

A ideia de juntar os amigos e as duas vertentes culturais que fincam a ideia geral da Orquestra Pernambucana de Fotografia partiu de Gilvan Barreto, fotógrafo profissional e atuante na Manguetown desde a década de noventa, vivenciando a ascensão artística do estado e servindo como uma espécie de regente do projeto e dos artistas envolvidos. A produção musical é assinada por Berna Vieira e Pupillo, da Nação Zumbi.

São nomes bem conhecidos: Otto, Fábio Trummer (Eddie), Junio Barreto, Karina Buhr, vários integrantes da Nação Zumbi, Afrobombas, Lirinha (ex-Cordel do Fogo Encantado) e por aí vai. Ao todo, nove faixas músicas e nove ensaios são dispostos em 14 páginas e um cd, sendo uma versão do Ave Sangria e uma instrumental. “Desamar”, de Lirinha com Guri Assis Brasil (da banda gaúcha Pública), e “Rimã”, de Karina Buhr com sua irmã Priscila, ganharam versões diferentes nos discos lançados este ano pelos cantores.

Todas já estão disponíveis no Soundcloud do projeto. O show de lançamento ocorre na sexta, 16 de outubro, às 20hs, no Capibaribe Centro de Imagem (Rua da Aurora, 533, Boa Vista, Recife). O projeto conta com incentivo do Funcultura, do governo pernambucano.

Orquestra Pernambucana de Fotografia – Regida

Foto Orquestra Pernambucana de Fotografia por Pio Figueroa.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here