Dois EPs, dois discos, um monte de singles e clipes depois, a Banda Gentileza anuncia o encerramento de suas ações. Numa curta nota em sua página oficial no Facebook, os integrantes anunciam o fim: “Queridos e queridas, obrigado todo mundo por tudo que rolou. Guardamos cada coisa no coração. Foram 11 anos e tanto. Nos despedimos do rolê com uma música inédita (“Sapato”), mas nos vemos por aí. Forte apache!”
O grupo foi formado por amigos de faculdade em meio a brincadeiras durante festas universitárias. O grupo fez parte de um dos períodos mais férteis e aplaudidos da música curitibana, ao lado d’A Banda Mais Bonita da Cidade, Lemoskine, Charme Chulo, Poléxia, entre vários outros nomes. Durante os 11 anos de estrada, a Gentileza passou por várias mudanças na formação e lançou no ano passado o disco Nem Vamos Tocar Nesse Assunto, após um hiato de 6 anos do seu long-play de estreia.
Como forma de despedida, a banda liberou o single inédito “Sapato”, gravado para o último álbum, mas que ficou de fora do resultado final. “Sapato” foi gravada por Gustavo Lenza no Nico’s Studio (Santa Felicidade) e Navegantes (São Paulo) entre janeiro e abril de 2015. A mixagem é do próprio Gustavo Lenza no estúdio La Nave, em São Paulo. A masterização é de Felipe Tichauer, no Redtraxx Music, em Miami (EUA). Assim como o disco, a faixa teve produção de Gustavo Lenza e Zé Nigro. A letra é de Artur Lipori e Jota Borgonhoni, com arranjo de Lucas Lara, Artur Lipori e Jota Borgonhoni. Gustavo Lenza e Zé Nigro ainda participam da gravação assinando a programação e os claps (palmas eletrônicas) da canção.
Recentemente o grupo ainda tinha disponibilizado o clipe de “Chorume”, presente no último álbum. A história é bem densa e você pode ver o vídeo aqui.