As 10 Revelações Nacionais de 2011

O que são Revelações? Bem, quem saltou aos nossos olhos em 2011 está aqui. Como o ano foi farto de novidades interessantes, a lista ficou bastante diversificada e sem ordem de preferencia. A montagem da lista foi feita da seguinte forma: decidimos só trabalhar com artistas lançando seu primeiro álbum completo ou com bastante expressão na mídia além da blogosfera. Vai vendo:

Banda Uó

A Banda Uó surpreendeu. Misturou o tecno-brega com o indie sem lançar um disco completo ou trabalhar com músicas realmente próprias. Em pouco tempo já lotava baladas de todo o país com seus shows divertidos, parecidos com karaokês, os levando direto para o palco do VMB e prêmios. Fizeram mais em pouco tempo e ainda deverão surpreender em 2012, com seu primeiro disco autoral.

Cícero

A chegada do disco do carioca Cícero, ex-líder da banda Alice, foi a surpresa geral da nação. Pouquíssimos sabiam que Ciço preparava um álbum solo e do nada um pacote bem embrulhado chega aos nossos ouvidos como um presente pela manhã. Rapidamente rádios, blogs e convites para shows começaram a aparecer, mas somente 4 meses depois subiu ao palco pela primeira vez. Desde então, fez todas as suas apresentações com ingressos esgotados.

Gaby Amarantos

Talvez não tenha alguém que apareceu mais na mídia este ano que Gaby Amarantos. A diva paraense emplacou capas de jornais e matérias gigantes nos maiores meios de comunicação do país e mesmo fazendo um som característico de sua terra, com o adicional eletrônico, conseguiu conquistar os olhares indies, participando de shows de Nina Becker, Cibelle e outros, e trabalhando com músicos da área, como o Móveis Coloniais de Acaju.

Humanish

O Humanish é prova de que um bom trabalho braçal pode ter resultado. Decididos a dar um rumo definitivo na sua vida, investiram pesados na gravação de seu disco – que teve produção de ninguém menos que Carlos Trilha – e entraram num van para fazer inúmeros shows pelo país. Após aparecerem no jornal O Globo como uma das melhores novidades de 2011, assinaram contrato com um grande selo e relançarão seu álbum de estréia com 4 canções inéditas e participações especialíssimas.

Maglore

Já o pessoal da Maglore colheu os frutos que estavam plantando. E não foram poucos, conseguindo praticamente zerar os programas de tv e internet possíveis para quem está começando os trabalhos. Para finalizar o ano cheio de bons momentos, assinaram com a produtora e o selo da Melody Box e relançaram seu álbum de estréia, com capa e músicas ao vivo gravadas no Circo Voador.

Me & The Plant

Me & The Plant é um projeto de Vitor Patalano e a planta. Pois é, este dueto improvável recrutou o produtor Kassin e lançou meio na surdina o ótimo The Romantic Journeys of Pollen, disco repleto de variedades musicais e ótimos arranjos. Os shows são raríssimos, mas sempre com uma banda incrível (Rodrigo Barba na bateria, Kassin no baixo e Gabriel Bubu na guitarra) e só ocorreram duas vezes: abrindo para Marcelo Camelo no Circo Voador e para o Metronomy, em São Paulo.

Quarto Negro

Depois de EPs, chegou finalmente a hora que o Quarto Negro iria começar os trabalhos de seu primeiro álbum. Para isso, investiram pesado em clima e amadurecimento sonoro, indo para a Espanha trabalhar na bolacha e voltando de lá com um verdadeiro prismas em baixo do braço. Apesar dos poucos shows, o trio alcançou um grande reconhecimento e até a resignação de alguns detratores ou fãs de antigos projetos.

Phillip Long

Phillip Long é de Araras, interior paulista e apesar de não ter investido muito em divulgação, fez um disco emotivo e de coração, daqueles que tocam fundo em quem ouve. Este primeiro trabalho é o início de uma carreira prolífica que deverá ganhar braços para quando menos esperar. Phillip é mais um membro da cena folk que renasce no Brasil em 2012 e já tem participação garantida no projeto Re-Trato, que trará versões para as canções do Los Hermanos.

Tibério Azul

Hit do inverno ou o cara que come areia, Tibério Azul é um pernambucano com disco lindíssimo e muita simpatia. Acompanhado da incrível canção “Veja Só”, Bandarra começa a aparecer forte nas listas de melhores do ano das grandes mídias, como o jornal O Globo. Tibério canta com o Seu Chico e conseguiu pegar o samba de sua banda e juntar com o jazz para criar seu próprio som.

Wannabe Jalva

Um dos álbuns mais esperados do ano nem bem é um álbum, e nem um ep. Mas a coleção de canções de Welcome to Jalva colocou em definitivo a Wannabe Jalva no mapa das grandes bandas do país. A abertura para o Pearl Jam comprova fácil isso e a recepção ao disco também. É sempre bom ter novidades para ouvir e isso a Wannabe Jalva supriu muito bem.