Aposta: Zéfiro
Zéfiro: Facebook | Youtube | Soundcloud
Um dia prometi a mim mesmo que pararia de ler emails de banda, numa matéria para um outro veículo que infelizmente não está mais no ar. Porém, a busca por conhecer material novo e saber o que são aquelas tantas músicas que aparecem na minha caixa de entrada me fizeram voltar ao ofício. Dentro dessas tantas canções estranhas, de estilos diferentes e qualidades distintas, vi lá: Zéfiro.
Não tem muito no som dos caras. Umas guitarras Gram, uma boa timbragem de bateria, uma voz perto do Pullovers e melodias que parecem Radiohead da época do In Rainbows. São tantas sonoridades próximas e ao mesmo tempo distintas que parece que a banda só tenta ludibriar seus ouvidos. Embora referencial, é um som totalmente próprio, hipnótico, com produção caseira feita com bastante esmero pelo quinteto brasiliense.
A estreia deles acontece com o recém lançado EP Andes, lançado de forma independente em vários veículos de streaming. Quatro músicas, nenhum release ou foto oficial. O pouco que se acha da banda e o curtíssimo tempo de fundação (um ano, exatamente) contrasta com o som seguro que eles alcançaram, com destaque para faixa Março”, com sua surpreendente kalimba perfeitamente encaixada numa canção pouco percussiva.
Eis aqui uma boa banda para se manter o olho aberto, acompanhar nas redes sociais e ver o crescimento. Primeira grande surpresa musical que chega aos ouvidos do RockinPress em 2016: Zéfiro.