Talvez o marco do turismo baiano, o Pelourinho, se tornará por alguns dias a casa do Rock desse imenso estado. As três maiores bandas independentes da Bahia sobem ao palco montado no Largo Tereza Batista e mostram todo o seu gingado rock e guitarras alucinantes totalmente de graça. Domingo (20/12), o Cascadura lança seu DVD e terça (22/12) o Retrofoguetes leva seu rock instrumental ao mesmo lugar. A festança começou nessa sexta, com O SHOW.
Ronei Jorge e os Ladrões de Bicicleta são atualmente o maior representante dessa safra independente. Um som pensado em cada detalhe, repleto de guitarras geniais, quebras de tempo guiadas pela bateria e swing do baixo, encheram o local da apresentação de samba, arrocha e muito rock de belas letras e presença de palco.
Ronei Jorge, o vocalista, se portava como um puxador do bloco samba-rock baiano, devidamente vestido com uma bermudinha ‘mamãe to indo jogar uma pelada na rua de baixo’. O som – alto de doer os ouvidos, porém bem equalizado – brigava com os gritos do público e toda a manifestação e cantoria ao iniciar uma das várias músicas já bem conhecidas pelos fãs fiéis da banda. Essa união público-banda chegava ao ponto de papeizinhos com pedidos de músicas ou palavras amigas serem entregues nas mãos do vocalista.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=yWMsNswezcU]
“Aquela Dança” numa outra apresentação
Gritos felizes e muita dança, na cartase que foi “Aquela Dança” – com coro de “Baba Baby”, sim, aquela da Kelly Key; cantoria conjunta em “Você sabe dessas coisas (nega)”; e pulos coletivos em “Frascos Comprimidos Compressas”, faixa título do novo e recém lançado álbum do quarteto baiano – que agora se apresenta com o segundo guitarrista Luciano, além de Edson Rosa (guitarra, teclado e vocal), Sérgio Kopinski (baixo e vocal) e Maurício Pedrão (bateria), sem esquecer do figura Ronei Jorge.
Por fim, vi pessoas saindo de lá apaixonadas, cantando cada letra e pulando a cada momento. Vi uma cultura enriquecida em uma noite maravilhosa, privilégio de quem está na Bahia. Mas até agora eu não achei minha bicicleta.