Home Especiais Dicas: The Lonely Forest

Dicas: The Lonely Forest

1
Compartilhar

Nessa enxurrada de álbuns de bandas relevantes nesse segundo semestre, e com todas as promessas que fizemos no primeiro realmente se concretizando, ficou difícil parar para ouvir alguma coisa realmente nova de uns tempos pra cá. Mas após algum tempo sem apostas, cá estou de novo para falar-lhes de algo que realmente me emocionou este mês. A banda chama-se The Lonely Forest e a proposta é essa mesma, um Pop-Rock simples, com um que de orgânico e com umas letras rústicas, geralmente sobre o cotidiano de pessoas de pequena cidade.

As influências começam pelo som da Menomena, do qual dá para identificar muitos aspectos no som da banda mas principalmente o fato de conseguirmos identificar essa coisa orgânica e espontânea nas músicas. Também passamos pela invitável comparação com a Band of Horses que é praticamente mãe de todas as bandas que se propõem a fazer esse estilo rústico de pop rock. Mas o quarteto de Washington, estado mais caipira dos Estados Unidos, não se limitam a temática provinciana  e também se assemelham em alguns aspectos com propostas que vão desde Nirvana à Talking Heads.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Iqizoud_NN0&ob=av2n]

Turn Off This Song and Go Outside

The Lonely Forest conta  com a suave e harmonizante voz de John Van Deusen nos vocais, que ainda faz o piano que é essencial em 50% das músicas. Tem também a ótima guitarra de Tony Ruland, a bateria de Braydn Krueger, e no baixo Eric Sturgeon é quem se destaca.

O fato de eu ter descoberto o quarteto é porque eles são a primeira aposta do produtor Chris Walla para seu primeiro selo lançado pela Atlantic Records chamado Trans. O guitarrista do Death Cab for Cutie disse que ficou encantado ao ouvir a banda em uma apresentação ao vivo, e na mesma hora quis produzi-los, porém seguindo seus instintos Walla soube que era a hora de criar o próprio selo para lançar bandas nas quais acreditava, e que essa era a proposta certa para o The Lonely Forest.

Apesar de todo o frescor das notícias a banda não é tão nova assim, eles já estão na estrada desde 2006 e como qualquer banda buscando seu lugar ao sol. Em 2006 a banda lançou seu primeiro EP chamado Regicide, mas logo em seguida por complicações de saúde o guitarrista Tony Ruland teve que deixar a banda. Então em seu primeiro álbum Nuclear Winter a banda resolveu investir mais no som do piano. Recuperado Ruland regressa à banda em 2009 para gravar o um pouco confuso, mas com lindas músicas, We Sing The Body Electric!, álbum que começou a dar á banda algum reconhecimento.

Este ano lançaram o incrívelmente intimista EP homônimo de 5 faixas, aonde parece que Walla conseguiu mesclar tudo que tinha de melhor na banda e lapidando tudo que era bruto. Em algumas músicas encontramos um piano forte, já por outras vezes é a guitarra que se destaca, o que não deixa a desejar em nada os acústicos que a banda vem fazendo e que podemos encontrar no próprio EP.

Donos de músicas ótimas como “Two Pink Pills”, “Woe Is Me and I’m Ruined” e “Julia’s Song” não é difícil adivinhar por que a banda cativou os ouvidos do produtor, alias basta uma ouvida na incrivelmente perfeita “We Sing In Time” para nos dobrarmos perante a sonoridade da banda. Nessa música que particularmente considero a melhor da banda a suave voz Van Deusen se junta a uma guitarra macia, que não tira o ânimo da música, profetizando que todos nós estamos condenados ao destino final, mas que sempre podemos ter esperança na vida. O novo EP não fica pra trás, e carrega músicas lindas como “Turn Off This Song and Go Outside” e “Live There” que exigem que vivamos a vida simplismente ao vivo e a cores.

The Lonely Forest é aposta já de muita gente como Stereogum e Will Oliver; viraram meio que celebridades no estado de Washington, saindo direto no jornal local; na cidade então nem se fala, acabam de gravar o clipe de “Turn Off This Song and Go Outside” participando de uma “Parade” e divulgando imagens de sua cidade natal; e a Sppiner também acaba de colocar o EP dos caros para stream. Para fuçar mais coisas sobre os donos desse ótimo Pop-Rock dá uma olhadinha no Facebook deles que sempre tem alguma novidade.

Last.FM | MySpace | Site

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here