Home Entrevistas Entrevista: Elogy

Entrevista: Elogy

11
Compartilhar

As linhas do Rock in Press tem dezenas de braços amigos pelas interwebs da vida. Uma jovem e bela mocinha chamada Isabelle Brasil (sim, é Brasil, e do Muse Brasil), nos mostrou uma promissora banda americana chamada Elogy e ainda conseguiu uma entrevista deles, publicada agora.

O Elogy é uma banda americana, da Califórnia, e está ganhando um gigante reconhecimento agora, com o lançamento de seu primeiro álbum, apesar de já estarem no batente desde 2006. Eles mesmos se rotulam como “rocktronica”, mistura de rock universal com eletrônica, e tem páginas bem visitadas no Youtube, Facebook e no Twitter.

A banda recebeu propostas de grandes gravadoras, mas, como essas tais gravadoras só fechariam contrato se eles mudassem o som para algo mais comercial, os integrantes, resolveram recusar tudo e lançar o cd completamente independente. Outra questão curiosa é que Elogy faz mais sucesso aqui na América do Sul do que no próprio Estados Unidos. A promessa de show aqui no Brasil já foi feita por partes dos integrantes!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=mepEZZUOLSo]
Clipe de “Beautiful”

Elogy – De onde veio o nome?

A palavra “Elogy” vem do Inglês antigo e deixou de ser usada há muitos anos, mas resolvemos dar outra chance a ela. Nós gostávamos de como a palavra “Elegy” soava, mas a definição era “Poema de reflexão séria; típica lamentação aos mortos; música ao estilo fúnebre.” E não costumamos ser tão mórbidos assim, e aí, depois de pesquisarmos um pouco mais, esbarramos com a palavra “Elogy”, que significa “o enaltecimento de uma qualidade ou virtude de algo ou alguém.” Logo depois que lemos isso, nossa pesquisa estava encerrada!

Música – Nós sabemos que vocês, membros da banda, são multi-instrumentistas, mas também ouvimos dizer que seus conhecimentos musicais vão além dos instrumentos. É verdade? Se sim, isso contribuiu para o processo de gravação do primeiro álbum ou vocês tiveram assistência técnica especializada?

Sim, Derek (eu – vocalista da banda) tem formação em Engenharia Acústica e gravou o álbum com alguns equipamentos básicos de gravação. Nós sabíamos que podíamos esperar alguns anos para juntar dinheiro e gravar num estúdio profissional, mas sentimos que as músicas e letras já estavam ótimas, e que as pessoas poderiam gostar mesmo sem toda aquela produção sofisticada. Até agora a resposta tem sido incrível, e as coisas só vão melhorar com mais e mais pessoas nos apoiando.

Fãs e redes sociais – Vocês têm uma página no Facebook muito carismática, e estão sempre olhando e respondendo aos comentários e opiniões dos fãs. Como tem sido a reação dos fãs agora que vocês acabaram de lançar o ábum?

Bom, a nossa proximidade com os fãs no facebook fez desse lançamento uma experiência muito mais íntima. Com a nossa fandom ainda sendo relativamente pequena (Elogy tem, aproximadamente, 40.000 fãs na página do facebook), tivemos a oportunidade de realmente saber o que as pessoas acharam do álbum, ao invés de só pensar o que elas poderiam ter achado, e a melhor parte disso é saber que somos a trilha sonora da vida de alguém! Receber mensagens de pessoas falando que “Rest Your Senses” os ajudou em um dos momentos mais difíceis da vida deles, ou que “Eager Are We” é a trilha sonora do verão de 2010 é o que faz todo o nosso esforço valer à pena.

Turnê internacional – Vocês planejam fazer turnê fora dos Estados Unidos? Como se em relação a todo o carinho dos fãs de outros países?

Sim, nós estamos maravilhados com o carinho dos fãs de outros países, e eles são tão enfáticos que é impossível não pensar nisso um dia sequer. Estamos na fase de fazer contatos com promotores, casas de shows, rádios internacionais, e as coisas estão progredindo. É uma responsabilidade muito grande para uma banda independente, e podemos até levar um tempo para organizar toda a nossa agenda, mas quanto mais as pessoas pedem que Elogy toque em suas cidades, mais fácil as coisas ficam.

Gravadoras e independência – Elogy é uma banda independente. Foi uma escolha, uma necessidade ou as duas coisas? Como isso aconteceu e quais são as vantagens e desvantagens de ser uma banda independente?

Nós tínhamos vontade de assinar contrato com uma gravadora até conhecermos algumas delas. Hoje em dia é uma péssima idéia pertencer a uma, porque elas tomam, controlam tudo e compensam pouquíssimo. Nós chegamos a conhecer algumas pessoas importantes antes de nos tornarmos completamente independentes, mas depois de alguns meses tendo aquela sensação de que estávamos falando com “ladrões”, decidimos que seria burrice nossa abrir mão da independência. Liberdade artística é uma grande vantagem de ser independente, mas existem algumas desvantagens também. Nós adoraríamos fazer música de graça, mas, infelizmente, isso não nos permitiria fazer turnês ou qualquer outra coisa.

Outra desvantagem é que as gravadoras, os canais de músicas, casas de shows e festivais, tudo isso é administrado pelas mesmas pessoas e que trabalham apenas entre si. Dessa forma as coisas ficam quase impossíveis para quem é independente e quer conseguir um espaço, e essa vai ser a melhor parte da história do Elogy. Uma banda de atitude, inteiramente formada e reconhecida pelos próprios integrantes. Desse jeito, trabalhar nesse ramo fica muito mais prazeroso, e essa é mais uma das razões pelas quais tentamos mostrar aos nossos fãs que nós os amamos o máximo que podemos. Eles são os nossos verdadeiros fundadores, e a chave para o nosso sucesso, diferente de grandes gravadoras e contatos para os quais nós teríamos vendido nossas almas.

Vida pessoal e o futuro – Todos nós sabemos que é difícil depender de uma carreira musical sem investimento. Vocês têm empregos separados além de serem músicos? Vocês almejam um futuro de sucesso musical e reconhecimento, ou fama não está na lista de objetivos da banda?

Sim, todos nós temos outros empregos de tempo integral para ajudar na música. Nós não dividimos os lucros do Elogy. Guardamos todo o lucro da banda para comprar equipamentos melhores e ajudar com outros custos necessários de turnês e viagens que surgirão. Em relação à fama, nós não estamos indo na mesma direção da maioria das pessoas que observamos aqui em Los Angeles. Já ficaríamos bem felizes gravando num estúdio no topo de uma montanha suíça isolados na neve e na paz, compartilhando nossa música as pessoas e fãs que são muito queridos por nós. Essa seria uma bela vida!

Site Oficial | Compre o Disco | Muse Brasil

Compartilhar
Matéria anteriorTô Bege em Degradê com Enrique Iglesias, Pink, Kings of Leon, McFly e Claudia Leitte
Próxima MatériaResenha: Não Ficou Legal.
Músico multi-instrumentista, DJ, viajante, criador e editor-chefe do site RockinPress, colunista e curador convidado do Showlivre, ex-colunista do portal de vendas online Submarino e faz/fez matérias especiais para vários grandes meios culturais brasileiros, incluindo NME, SWU, Noize, Scream & Yell, youPIX e os maiores blogs musicais do país. É especializado em profissionalização de artistas independentes e divulgação de material através da agência Cultiva, sendo inclusive debatedor em mesas técnicas sobre o assunto na Universidade Federal Fluminense (RJ) e no Festival Transborda (MG).

11 COMENTÁRIOS

  1. Elogy é lindo (L)
    Comprei o cd deles, vale muito a pena!
    E são super atenciosos com os fãs!

  2. O Elogy tá de parabéns! Conseguiram produzir um cd lindo. Pra quem ainda não escutou, fica aí a recomendação!

  3. Não encontro outra palavra que descreva Elogy, além de ÚNICO.
    Esses meninos merecem belos caminhos, sem dúvidas! O trabalho deles é muito lindo!
    Também comprei o cd e posso dizer que é extremamente tocante!
    Amei demais!

  4. muito bom mesmo. tava dificil arrumar espaço para por-los aqui, mas com uma ajudinha externa de otimo gosto, tudo deu certo!

  5. O Elogy merece muito mais! Os caras são muito bons e muito humildes. O disco “one” é lindo demais e eu recomendo! (O preço é bom tb rs)Participem da página deles no facebook e sigam no twitter!!! Vale a pena!!

    🙂

  6. O CD deles tá muito bom, eles são super atenciosos com os fãs. Merecem muito sucesso.

  7. CD DELES É SENSACIONAL! OBRIGADO BELLE MODAFOCA POR ME APRESENTAR A UMA BANDA TÃO SENSACIONAL!

  8. […] Dorgas e Dead Lover’s Twisted Heart, até os reconhecidos internacionalmente, como Beirut, Elogy e Jens Lekman; e resenhas de álbuns e shows, tornando o site um dos veículos independentes que […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here