1PorDia: Tino de Lucca – Inequação
Tino de Lucca é um professor e músico de timbre aveludado que lançou seu disco em 2012, com participações incríveis. A música que dá nome ao disco – “Inequação” – foi composta pelas mãos e sentimentos de Kléber Albuquerque e Tata Fernandes. Os arranjos organizam os 22 instrumentos que fazem parte da canção de forma matematicamente perfeita. E o latino-brasileiro abre o álbum com a sensação de “quero mais”.
Em seguida, a carga regional de “Porta do Sol” ganha destaque com as violas de Zé Helder, enquanto os vocais de Thomaz Felippe enchem o momento de emoção. A versão de “Injuriado”, de Chico Buarque, traz a tristeza sambada nas vozes do próprio Tino, ao lado da cantora Adriana Moreira e de Luizinho 7 Cordas nos violões.
Foram quatro anos construindo este trabalho. O resultado não poderia ser melhor. Um álbum que passeia pelos sambas e melancolias da música popular brasileira, com requinte, músicos fantásticos e um cantor que pode transmitir, em cada tempo-espaço, a emoção em traduzir para os acordes os sentimentos mais complexos que norteiam o ser humano.
Entre Tinos, Chicos e Caetanos, tem ainda o francês de “Jardin d’hiver” (Henri Salvador). Seja nos violinos de “Modinha” – Elina Suris, Katia Spassova, Tatiana Vinogradova – ou no acordeon de “Sangue Mestiço” – Toninho Ferragutti – os arranjos de Deni Domenico seguem numa conversa intensa e bem amarrada.
1PorDia anteriores:
Bruna Moraes
Phillip Long
Soulvenir
Guido
Death Proof
Vanessa Moreno e Fi Maróstica
El Paso
Léo Versolato
Vitor Ramil
Thamires Tannous
Bernardo Puhler
Le Blanche
Matheus Von Krüger
Daniel Andrade
Casa7
Gabriel Gariba
Arthur Matos
Larissa Baq
Paulo Monarco e Dandara
Márcio Lugó
João Capdeville
Paulo Camões
Clara Valente
Sugestões de pauta para 1pordia.carol@gmail.com.