1PorDia: Larissa Baq – Ir

Eu sei. Fiz greve e isso não é nada legal. Mas a razão é que passei uns dias no interior de SP. Mas não é só uma cidade do interior, é o tipo de lugar que não tem no mapa e, obviamente, eu precisava esperar um momento certo do dia para ter o mínimo acesso à internet.

Eis que volto e dou de cara com Larissa Baq. Eu vou ser sincera e dizer que muito pouco sabia sobre ela. Aí, o EP “Ir” caiu lindamente nos meus ouvidos, com as faixas Vira-Lata e Te Cutuco produzidas por Fernando Nunes – o produtor e músico que já trabalhou com nomes importantíssimos da música brasileira, indo de Cássia Eller a Oswaldo Montenegro e Caetano Veloso.

O amor e talento pela percussão ficam bem evidentes neste trabalho, que traz os graves e programações do próprio Fernando, cavaquinho e violão de Júlio Fejuca. A malemolência de Vira-Lata e a festa de Te Cutuco conquistam e fazem você clicar, em seguida, no projeto “De Perto“, em parceria com Pedro Altério (5 a Seco).

Partindo para um caminho totalmente diferente, o álbum traz cinco faixas com violões e vozes dançando pelos arranjos bastante característicos da família Altério, que bebem das águas de Lenine. Tanto, que “Se não for amor, eu cegue” também está no repertório.

A ideia é: vá clicando e descobrindo em Larissa Baq uma versatilidade incrível – misturada a um talento nato para os diversos instrumentos, o que inclui a própria voz. Nessa viagem, você vai saber que ela começou a vida musical aos 12 anos e já tem seu som nas rádios portuguesas e espanholas. Mas ela é nossa, é Brasil. O que fica nítido na essência de seu trabalho bem produzido.

A boa nova é que a cantora está agora trabalhando em seu primeiro disco de fato. A produção também fica nas mãos de Fernando Nunes. O álbum conversa com os projetos aos quais Larissa tem se dedicado e há parcerias não apenas com Pedro, como também com o cantor e compositor Caê Rolfsen – que, aliás, é um capítulo à parte nessa história e merece sua própria resenha.

1PorDia anteriores:

Bruna Moraes
Phillip Long
Soulvenir
Guido
Death Proof
Vanessa Moreno e Fi Maróstica
El Paso
Léo Versolato
Vitor Ramil
Thamires Tannous
Bernardo Puhler
Le Blanche
Matheus Von Krüger
Daniel Andrade
Casa7
Gabriel Gariba
Arthur Matos

Sugestões de pauta para 1pordia.carol@gmail.com.