“Apolo Puma” começou a ser gravado no Sul. Dois anos depois, a banda El Paso recomeçou o processo, em Santo André – ABC Paulista. Cerca de 90% foi aproveitado, mas foram inseridos novos vocais, metais e percussão. Uma longa estrada até o produto final, que abre com uma longa introdução e que leva a uma longa viagem. E essa viagem eu poderia fazer diversas vezes no mesmo dia.
As letras se dividem entre experiências reais amorosas e da vida, mescladas a ficções amarradas de forma que o disco seja “praticamente um livro”, como explica o guitarrista Anderson Ventura. Por diversos momentos, o álbum me remete à primeira fase da banda Vivendo do Ócio, porém com menos peso no vocal.
A faixa que dá nome ao trabalho tem pouca letra e muito assunto. É realmente como aquelas primeiras páginas de uma obra, que te preparam para o que está por vir. O arranjo fala sozinho, nada mais é necessário.
A percussão não faz muito barulho, ela entra nos momentos exatos e faz seu papel. Tímida e essencial. Já as guitarras estão ali o tempo todo, contrapondo o timbre “fretless” de André Oliveira. O destaque do baixo fica principalmente para “Ultravioleta” – linda! – e para o solo de “Cartas a Ímola”.
O bumbo de “Mulheres Voadoras” dá aquela vontade de movimentar o corpo rapidamente, mesmo com uma melodia triste. Quando presto atenção ao que dizem os versos, “novas tentativas de ir pro mesmo lugar não vão trazer alguma solução” chama atenção – “Interessa” foi a música que mais me interessou.
“André e eu juntamos arranjos que a gente já tinha, cada um complementou o arranjo do outro e, em seguida, o Oscar e o Cab fizeram a parte deles em cima disso. Há uma influência tão variada que gera estranheza. Acho que o nosso estilo vem dessa mistura”, completa Anderson. E que mistura boa! “Libra” em diante é como aquele ápice da estória, que você lê tão rápido e tão ansioso pelo que vem depois. E o final desse livro, você com certeza vai querer saber!
Composta pelos guitarristas André Lucio e Anderson Ventura, o baixista Rodrigo Santana e o baterista Rafael Cab, a banda lançou seus primeiros trabalhos em 2010. Para ouvir, clique aqui. Se quiser assistir de perto, acesse o evento para o próximo show do grupo.
Ficha técnica:
Gravado no Estúdio Martin Fierro em 2012, Caxias do Sul – RS
Mixado e Masterizado no Estúdio Synco em 2013, Santo André – SP
André Lucio – Voz/Backing Vocals/Guitarra/Teclados/Escaleta/Bandolim
Anderson Ventura – Guitarra/Backing Vocals/Teclado
Rodrigo Oscar – Contra-baixo
Rafael Cab – Bateria/Percussão
Participações:
Bio Bonato – Saxofone Barítono
Dharma Samu – Saxofone Tenor
Rodrigo Ribeiro – Trompete
1PorDia anteriores:
Bruna Moraes
Phillip Long
Soulvenir
Guido
Death Proof
Vanessa Moreno e Fi Maróstica
Sugestões de pauta para 1pordia.carol@gmail.com.