Daniel Andrade é uma dessas vozes que ficam falando a você por dias. Sim, ele é uma voz. Porque basta ouvir o primeiro acorde para sentir o trovão chegando. Imagine o timbre do Seu Jorge misturado ao suingue do Simonal. É isso, basicamente.
Em 2011, ele aproveitou esse talento todo para lançar “Ascenda”. Um álbum de canções próprias que rendeu muitos frutos. Daniel compôs, por exemplo, o tema de comemoração ao Ano Internacional das Florestas – um evento da ONU.
O tempo passou, várias estéticas foram estudadas e chegou-se a “Leve”. O disco é exatamente o que diz o nome. A ideia – bem executada – foi criar um trabalho que pudesse deixar o ouvinte em paz. Mas não foi criado sozinho.
A participação especial ficou por conta do celo do cubano Yaniel Matos. Ele vive no Brasil há dez anos e já trabalhou com artistas como Carlinhos Brown, Lenine, Fabiana Cozza e Issac Delgado, além de ter tocado na Sinfônica de Santiago de Cuba.
Mas não vá pensando que o resultado é samba com salsa. É uma fina e moderna música brasileira, com arranjos desenhados pelos violões, celo, piano, baixo, bateria e guitarra.
Se “Girando” remete mais à essência groovada de Daniel, “Me Fez Lembrar” parece vir de longe, construindo aos poucos um cenário onde não se dança, mas se fecha os olhos para entender de onde vêm esse tal orvalho e as bailarinas. Uma viagem. E como é bom viajar!
Se quiser ouvir em streaming, clique aqui e selecione a capinha azul – “Leve”, com arte e guitarras de Fabrício Bonni. Se quiser entender o que é tudo isso ao vivo, vá ao Mundo Pensante (SP) no próximo domingo.
1PorDia anteriores:
Bruna Moraes
Phillip Long
Soulvenir
Guido
Death Proof
Vanessa Moreno e Fi Maróstica
El Paso
Léo Versolato
Vitor Ramil
Thamires Tannous
Bernardo Puhler
Le Blanche
Matheus Von Krüger
Sugestões de pauta para 1pordia.carol@gmail.com.