1PorDia: Bernardo Puhler – O Alumbramento de um Guará Negro numa Noite Escura

Escrever ou lidar com qualquer coisa relacionada à música pode abrir tantas portas…

E uma dessas doces surpresas chegou por e-mail, enviada direta de um lobo-guará. A introdução cheia de cordas e ventos do disco “O Alumbramento de um Guará Negro numa Noite Escura” antecede o tradicional timbre mineiro.

Bernardo Puhler e seu leve vibrato são calçados ainda por uma flauta transversal, logo de cara. Não busque complexidade, busque canções que remetem ao mistério e à reflexão. Tenha coragem de “sonhar profundo” e deixe o falsete te levar.

Lançado em 2014, o álbum foi inspirado na descoberta de um lobo Guará preto no norte de Minas Gerais – uma lenda confirmada. “Tudo pode acontecer”. Sempre há esperança para antigos desafios, sofridos amores.

“Secundária” – apesar de ser a terceira do disco – tornou-se minha preferida. Mas ela é apenas uma das canções que terminam sem que a gente queira. São, 2, 3 e até 6 minutos que passam tão rapidamente. Mas daí veio “Aracy”, com o som de noite no mato ao fundo. Eu estive no sertão, tenho certeza. Por um momento, pude ver aquela mulher de seios pequenos sentada à rede, olhando um céu tão cheio que a luz entra na casa cercada grama. Pensando, amando.

Bernardo Puhler é o autor do trabalho, que traz à tona a música mineira em sua essência. Melodias e letras reforçam o regionalismo somado a novos elementos. São 12 compostas pelo cantor e instrumentista, que executa violão, viola caipira, piano, flauta, baixo, percussões e programações.

Marcam presença ainda os músicos Alexandre Andrés, Frederico Heliodoro, Rodrigo Lana e Yuri Vellasco. Na supervisão da mixagem e masterização, estão César Santos, Arthur Damásio e Kiko Klaus.

1PorDia anteriores:

Bruna Moraes
Phillip Long
Soulvenir
Guido
Death Proof
Vanessa Moreno e Fi Maróstica
El Paso
Léo Versolato
Vitor Ramil
Thamires Tannous

Sugestões de pauta para 1pordia.carol@gmail.com.