Há exatos 70 anos nascia em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, Caetano Veloso. No início dos anos 1960, ele conhecia os que viriam a ser seus amigos e parceiros na música como Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé.
Em 1967, o jovem cantor e compositor lança seu primeiro disco junto a sua eterna parceira Gal Costa. No ano seguinte é vaiado ao cantar “É Proibido Proibir” no 3° Festival da Canção, em plena ditadura militar e em 69 é exilado em Londres.
Os anos foram se passando e as composições, parcerias e histórias de Caetano Veloso só fizeram aumentar. Para comemorar o aniversário de sete décadas de um dos grandes nomes da música brasileira, a Universal Music lança hoje a coletânea A Tribute to Caetano Veloso. O registro traz 16 faixas de Caê interpretadas por artistas como Tulipa Ruiz, Qinho, Rodrigo Amarante, Momo, Mariana Aydar, Seu Jorge e Os Mutantes, entre outros. Entre as músicas do tributo, estão as faixas já faladas aqui de Céu e Marcelo Camelo.
Outra iniciativa de comemoração dos 70 anos do baiano partiu do próprio cantor: foi disponibilizada em seu site toda sua discografia para streaming e download.
Confira abaixo a tracklist do A Tribute to Caetano Veloso e os vídeos de duas das músicas mais marcantes da trajetória de Caetano: “Parque Industrial”, que faz parte do álbum de 1968 Tropicália ou Panis et Circense, manifesto do movimento tropicalista iniciado por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Gal Costa, Rogério Duprat e Os Mutantes e “Sampa“.
Poderia ter entrado no álbum tributo a versão da Beirut ou de Mallu Magalhães para “Leãozinho”.
1.You Don’t Know Me – The Magic Numbers
2. Eclipse Oculto – Céu
3. The Empty Boat – Chrissie Hynde
4. London London – Mutantes
5. Michelangelo Antonioni – Beck
6. Fora da Ordem – Jorge Drexler
7. De Manhã – Marcelo Camelo
8. Quem me Dera – Devendra Banhart e Rodrigo Amarante
9. Alguém Cantando – Momo
10. Trilhos Urbanos – Luisa Maita
11. Janelas Abertas nº 2 – Ana Moura
12. Da Maior Importância – Tulipa Ruiz
13. Força Estranha – Miguel Poveda
14. Qualquer Coisa – Qinho
15. Peter Gast – Seu Jorge
16. Araçá Azul – Mariana Aydar
Simmm, poderiam até ter feito juntos (Mallu e Beirut)
Está excelente esse tributo, e muitos mais seriam merecidos.
Agora, custa muito referir os participantes não-brasileiros?
Me parece, mais do que um egocentrismo, um exercício de auto-exclusão do que de bom se faz (também) pelo mundo.
João, nosso site tem a característica de falar sobre os artistas brasileiros. Isto não quer dizer que desmerecemos os músicos internacionais, pelo contrário. Listamos todos os participantes na tracklits e no texto nem todos os brasileiros foram citados. Tanto que escrevemos “entre outros”.
Mas este Camões é mesmo um falastrão. Pretencioso por sinal, pouco me parece verossímil que cá entrou um parente de Luís, o poeta madrigal.
Valentine, explicação aceite sem polémicas, desculpe se feri alguma susceptibilidade e apresento os meus parabéns pelo trabalho.
Leitor que não se identifica, continue lendo, leia ainda mais, me parece que você precisa.
[…] 04 de agosto, Caetano Veloso completou 70 anos. Artistas contemporâneos lançaram na mesma data um álbum tributo em homenagem ao cantor. Mas as as releituras em comemoração do aniversário de Caê não pararam […]